DATA DE PUBLICAÇÃO: 06/08/2020
- Diminuir + Aumentar

Seminário São Pio X inicia retorno gradativo das atividades acadêmicas

Foto: Luiz Estumano.
 
O Seminário São Pio X iniciou no dia 3 o retorno gradativo das atividades acadêmicas. No entanto, as aulas, que acontecem desde abril, continuam de forma online já que o Ministério da Educação ainda não emitiu portaria permitindo o retorno das aulas presenciais. 
 
Como parte desse processo, uma das ações promovidas pela arquidiocese, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, o retorno dos seminaristas contou com a realização de testes rápidos para a Covid-19 com todos os seminaristas e funcionários do seminário. A ação visa garantir um retorno seguro para todos. 
 
Segundo o reitor, padre João Paulo Celestino, a retomada visa assegurar o processo formativo e comunitário das vocações. “Tivemos uma reunião com Dom Alberto e pensamos juntamente todas as medidas que deveríamos tomar ao ver que teria esse retorno dos seminaristas. Houve o pensamento de fazer esse exame de covid para saber se todos estão realmente protegidos”, explicou.
 
Diversas medidas foram tomadas por parte da equipe formativa como cadeiras separadas na capela, nova configuração do refeitório, entre outros. “Esse é o nosso desafio nesse período, estarmos distantes e juntos ao mesmo tempo, vivendo em comunidade. Visando que tenhamos um processo formativo nas outras dimensões em totalidade”.
 
Os testes oferecidos ao corpo técnico e discentes é o de sorologia feito com amostra e reagente com resultado sendo emitido em até 20 minutos. O teste ajuda a identificar anticorpos para saber quais indivíduos já tiveram contato com o vírus e desenvolveram proteção natural do corpo. Em casos de positivo, a orientação continua sendo a mesma, explica Diego Contrim, coordenador estadual de saúde do homem.
 
“Nossas orientações são as mesmas que antes, manter distanciamento, higienização constante, evitar aglomerações, estamos enfrentando vírus novo não sabemos se pode ser pego novamente, então todos os cuidados são necessários.”
 
Tudo visando o retorno de funcionários e, é claro, dos seminaristas que prosseguem sua formação. Para Hudson Gonzaga, que está no segundo ano de Filosofia, o apoio estrutural que o seminário oferece nesse momento ajuda a passar pela pandemia com mais facilidade:
 
“O seminário nos oferece diversas medidas que vêm nos ajudar a realizar esse novo momento como os talheres, o novo refeitório, álcool gel espalhado pela casa. A educação à distância foi um desafio. Todos tivemos que nos adaptar, mas percebemos que essas plataformas têm só a nos ajudar nesse momento”.
 



2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade