DATA DE PUBLICAÇÃO: 29/08/2019
- Diminuir + Aumentar

Missa do Mandato: “A espiritualidade da visitação é levar a boa notícia”

Foto: Luiz Estumano.
 
Com a aproximação  da grande Festa de Nazaré em outubro próximo, a Diretoria da Festa e a Paróquia de Nazaré deram início, na última segunda-feira, 26, à preparação espiritual dos devotos, com as peregrinações com as imagens da Virgem de Nazaré. A Missa do Mandato, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, e realizada na Basílica Santuário, é o ponta-pé dessa preparação que culminará com a evangelização de 700 mil pessoas, de acordo com a organização.

A Missa do Mandato, ou Missa do Envio, é a abertura oficial da programação do Círio 2019 e dá início às reflexões acerca do tema da festa, “Maria, Mãe da Igreja” , com estudos baseados no livro de peregrinações. Para Dom Alberto, o grande mutirão de evangelização teve início:

“Nós tivemos três grandes eventos nestes últimos dias: o encontro de preparação e treinamento dos dirigentes de peregrinação, o momento de oração “Mil ave-marias” e, hoje, a Missa do Mandato. O Círio é preparado, não é um evento cultural, e sim um evento profundamente religioso. Que os livros da peregrinação que a partir de hoje saem com as imagens de Nossa Senhora e, é claro, a Bíblia, sejam esse grande mutirão de evangelização e de pastoral da visita às famílias”.

O livreto, disponível na loja Lírio Mimoso, foi distribuído aos dirigentes de peregrinação na formação realizada em 18 de agosto passado, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. “Começamos a produzi-lo em fevereiro deste ano, passando por diversas revisões até ser concluído. Tivemos este ano o auxílio do Padre João Paulo Dantas, Vigário da Catedral Metropolitana”, explica Cláudio Acatauassu, Diretor Coordenador do Círio 2019.
Segundo ele, foram impressos 100 mil livros a serem adquiridos por famílias, comunidades e paróquias, resultando num número maior de pessoas evangelizadas: “Se você imaginar que desses 100 mil, sete são para uma família que reúne seus outros familiares, comunidades e paróquias pegam mais livros, enfim, o objetivo é que esses 100 mil possam ser multiplicados por cinco ou seis pessoas, seguindo essa linha de raciocínio você imagina que serão evangelizados até 700 mil pessoas. É uma abrangência muito significativa e é o que nós esperamos.”

A aposentada Isaura Barbosa da Silva, que todos os anos reúne a família para realizar as novenas de Nossa Senhora, foi uma das pessoas presentes na celebração eucarística com a imagem de Nossa Senhora aguardando a bênção do arcebispo. Para ela a tradição é um grande momento para reunir familiares e amigos e, juntos, orar: “Sinto-me muito feliz participando das novenas. Já alcancei muitas graças, entre elas, o emprego da minha neta.”

Missa

Na celebração eucarística estiveram presentes cerca de três mil fiéis representando as 93 paróquias da Arquidiocese de Belém. Durante a missa, foram abençoadas as imagens da Virgem de Nazaré que percorrerão diversos bairros de Belém.

Na homilia, Dom Alberto voltou-se aos fiéis abordando o Evangelho do dia que destacava a visita que Maria faz à sua prima Isabel, na Judéia: “eu vejo vocês com a espiritualidade da visitação. Esta espiritualidade é levar a boa notícia. Que falta fazem as pessoas que levam a Boa Nova! Peço que vocês levem no coração o estilo de presteza de Nossa Senhora."
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade