DATA DE PUBLICAÇÃO: 26/03/2020

Área Missionária do Perpétuo Socorro ganha mais uma capela

Foto: Divulgação.

No início desse mês a Arquidiocese de Belém, após um ano e três meses de construção, inaugurou no dia 7 de março a capela de Nossa Senhora Auxiliadora, integrante da Área Missionária de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Canaã, em Marituba. A Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, e concelebrada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar, a primeira, contou com grande participação da assembleia.

Com as Áreas Missionárias em expansão a Arquidiocese tem por objetivo alcançar pessoas e realidades que se encontram distante da Igreja, para ninguém se sentir excluído e conheça o amor de Deus. As áreas missionárias, explicou certa vez Dom Alberto em seu artigo semanal, são uma resposta missionária da Arquidiocese: “Estamos criando novas áreas missionárias espaços de mais intensa evangelização e acompanhamento pastoral”.

Para Dom Antônio o crescimento da Igreja nos novos territórios chamados áreas missionárias acontece de diversas formas, como por exemplo: fundação de comunidades e criação novas estruturas pastorais; o processo de formação de lideranças; investimento na formação de catequistas das próprias comunidades; FOTOS: DIVULGAÇÃO implantação das pastorais; promoção de atividades sociais, evitando o intimismo; promoção de movimentos, grupos, serviços eclesiais; e a promoção da cultura missionária, a dinâmica “Igreja em saída”.

“As áreas missionárias são a consequência da urgência de evangelizar. A Igreja tem a missão de evangelizar uma vez que é animada pelo Espírito Santo que a faz sensível, deve estar atenta aos novos desafios da sua missão e sempre avançar. Essa foi a ordem que Jesus deu a Pedro tentado pelo cansaço e desânimo: ‘avance para água mais profundas’! (Lc 5,4)”, afirma Dom Antônio.

Ele prossegue: “a área missionária é o útero de gestação de uma nova paróquia; uma nova paróquia em germinação desperta e alimenta a missionariedade da Arquidiocese estimulando a solidariedade das paróquias, sacerdotes, diáconos, religiosos, seminaristas, consagrados, leigos em geral.

Dinamismo eclesial No dia 6, Dom Alberto, manifestou a todos a alegria pelo autêntico dinamismo eclesial da comunidade da Área Missionária, onde há ministros e leigos comprometidos com as várias iniciativas pastorais. Como por exemplo, a Pastoral Catequética, Ministros de Eucaristia, Coroinhas, Movimentos do Terço das Mulheres e dos Homens e celebrações eucarísticas todos os domingos.

A Capela de médio porte com capacidade para abrigar até duzentos e cinquenta pessoas, dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora. Na ocasião da bênção foi entronizada uma imagem da padroeira, que veio de Medelín, na Colômbia.

Idealizada por Dom Antônio de Assis e projetada pelo engenheiro Oswaldo Marques, que também acompanhou a obra voluntariamente, a Capela é fruto de um mutirão de solidariedade e generosidade de muitas pessoas que doaram recursos materiais e financeiros para a sua construção.

A capela foi dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora e conta com uma maravilhosa imagem, em fibra de vidro, que veio de Medellín na Colômbia. Dom Antônio explica que o início da comunidade aconteceu com “uma capelinha coberta de lona e com poucas pessoas, mas a semente da evangelização germinou, cresceu e está produzindo bons frutos.”

Ele prossegue afirmando que “a animação da comunidade, do ponto de vista litúrgico e pastoral, tem contato com uma forte presença e contribuição das ex-alunas salesianas e também dos Salesianos cooperadores, bem como de outros de outras paróquias. Apesar de recente, a referida comunidade já conta com diversas atividades pastorais a saber: pastoral catequética, ministros de eucaristia, coroinhas, movimentos do Terço dos Homens, terço das mulheres e celebrações eucarísticas todos os domingos.”

A Área Missionária Nossa Senhora do Perpétuo Socorro conta atualmente com oito comunidades católicas. A saber: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; São Francisco; São Judas Tadeu; Nossa Senhora Auxiliadora; Mãe Rainha (sem capela); São Vicente (sem capela); Nossa Senhora das Graças (sem capela); e Santo Antônio (sem capela). No dia da inauguração, também, foi anunciada que a partir do mês de abril se iniciará um novo empreendimento, a construção da Capela Nossa Senhora das Graças no mesmo bairro. Todas as novas doações serão em prol da nova comunidade.