DATA DE PUBLICAÇÃO: 02/04/2020
- Diminuir + Aumentar

Pastoral da Criança lança ferramenta de informação sobre Coronavírus

Foto: Divulgação.
 

No momento de crise por conta da pandemia que todos estão vivendo, informações científicas corretas costumam demorar a chegar, principalmente aos mais pobres, e, quando chegam, nem sempre são em linguagem compreensível. Soma-se a isso as fakenews e as informações populares incorretas que circulam pelos grupos de whatsapp,com possibilidade de agravamento da situação pela falta de cuidados simples que podem salvar muitas vidas.

Neste sentido a Pastoral da Criança lançou, no App Visita Domiciliar, um material de “E-capacitação” sobre coronavírus, com informações específicas e atualizadas para ajudar as lideranças e famílias a enfrentar a pandemia. São conteúdos científicos escritos em uma linguagem acessível e com diagramação amigável e que podem ser acessados inclusive offline, servem para toda a família e contam com a revisão de especialistas.

Além desse material, por meio da funcionalidade correio do AppVisita, a Pastoral da Criança disponibiliza uma ferramenta eficaz para organizar a Rede de Solidariedade que está acontecendo em muitas comunidades, facilitando as ações e minimizando as falhas.

“Entendemos que, por nossa natureza de atuação, devemos estar ainda mais a serviço e continuar nossa missão, ainda que com adaptações. Afinal, assim como hospitais católicos não são fechados, pelo contrário, aumentam sua capacidade, os serviços preventivos também devem ser ampliados”, explica o doutor Nelson Arns Neumann, Coordenador Internacional da Pastoral da Criança, médico epidemiologista e Doutor em Saúde Pública Com a Rede de Solidariedade.

Segundo ele a ideia é mapear via GPS as pessoas próximas (evitar deslocamentos), controlar quem foi atendido, não sobrecarregar de pedidos os voluntários, ao mesmo tempo que se preserva a privacidade dos que ajudam (as mensagens são trocadas via aplicativo, não divulgando o telefone ou outros dados pessoais).

“Sugerimos também que os voluntários da Rede de Solidariedade leiam o material de e-capacitação e façam o teste que faz parte do material sobre Coronavirus, pois sem o conhecimento adequado quem está com boa intenção de ajudar também pode se contaminar e contaminar os outros”, ressalta o coordenador

Além desses conteúdos, o Aplicativo Visita Domiciliar, que tem como objetivo auxiliar as famílias no cuidado com seus filhos, traz outros sobre temas de saúde, nutrição, desenvolvimento infantil, brinquedos e brincadeiras etc. São materiais educativos, vídeos, orientações, sinais de alertas e informações específicas para cada semana de gestação e até os seis anos de idade da criança, atualizadas periodicamente.

O AppVisita pode ser utilizado em modo offline, sem conexão com a internet, em celulares ou tablets, e por meio dele também é possível ter acesso à e-Capacitação, que contém ainda mais materiais educativos sobre a gestação, temas ligados ao acompanhamento de crianças, brinquedos e brincadeiras e enfrentamento ao Coronavírus.

Para facilitar o aprendizado e o aperfeiçoamento, cada etapa é dividida em três níveis: Básico, Complementar e Opcional. A grande maioria dos conteúdos conta também com um QUIZ, que traz perguntas e respostas sobre o tema e serve como instrumento de aprendizado e avaliação. Para ter acesso a essas e outras funcionalidades, é só baixar o AppVisita Domiciliar e Nutrição - Pastoral da Criança na playstore, a loja virtual do sistema Android.

 




Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade