DATA DE PUBLICAÇÃO: 02/07/2020
- Diminuir + Aumentar

Dom Alberto dá posse a novo pároco no Curió Utinga

Foto: Luiz Estumano.
 
Com alegria e grande acolhida a comunidade da Paróquia de São João Paulo II, no Curió Utinga, na Região Santa Cruz, recebeu dia 25 de junho o seu novo pároco: Padre Manoel Abraão Pinto. A posse ocorreu durante Santa Missa na área externa da Igreja Matriz presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, concelebrada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, e padres da região e conhecidos do novo pároco.
 
A celebração, transmitida pela Rede Nazaré de Televisão e pela Rádio Nazaré, seguiu todos os protocolos de saúde. Dado a importância da ocasião a celebração ocorreu no pátio ao lado da Igreja Matriz e os fiéis estavam acomodados com distância entre si. A temperatura de todos foi aferida, assim como tiveram a higienização das mãos com álcool em gel.
 
Criada em 23 de junho de 2013, a Paróquia de São João Paulo II, além da Matriz, é composta por sete comunidades e uma capela. A paróquia estava sendo dirigida até então pelo Padre Bruno Sechi, falecido em maio passado vítima de Covid-19. Desde então o Padre Igino Sala e o Diácono João Bosco ficaram responsáveis pela direção paroquial. Agora, com Padre Manuel, a continuidade do trabalho terá andamento. 
 
“Todo o trabalho inteligente de Igreja é um trabalho de continuação, de continuidade, de crescimento e assim eu enxergo a posse do novo pároco aqui hoje, desejando que ele e o povo se entendam bem. Ele é um padre de bom espírito de disposição então Deus vai fazer muito bem a esse povo daqui.”, afirmou dom Alberto.
 
O Arcebispo recordou, ainda do antigo pároco: “essa paróquia foi muito bem tratada pelo Padre Bruno durante esses anos que ele esteve aqui. Ele fez muito bem e agora foi para o céu e está lá intercedendo por nós e pela paróquia de São João Paulo II.”
 
Com passagens pelas paróquias de Santa Cruz (em Castanhal), Santa Isabel, Sant’ Ana Castanhal), Nossa Senhora do Socorro (Salinópolis), São Caetano (São Caetano de Odivelas), Aparecida (São Paulo), São Lucas Evangelista (Belém) e Santa Bárbara (município homônimo), Padre Manuel estava como vigário paroquial na Paróquia de São Domingos de Gusmão, na Terra Firme. 
 
Padre Abraão vê a nova missão com muita serenidade e ânimo pastoral, confiante em dar constância ao que já vinha sendo feito: “ninguém substitui ninguém, mas eu vim aqui para dar continuidade ao trabalho de muito valor para esta comunidade de um homem que é referência não só para o Pará, mas para o mundo pelo trabalho que ele realizava. Então exigente o trabalho, mas estamos aí para a continuidade no trabalho do Pade Bruno.”
 
Presente na cerimônia de posse e leitor da provisão, Cônego Ronaldo Menezes, Vigário Episcopal da Região Santa Cruz, destacou que quando ocorre uma alteração de pároco muda-se o sacerdote mas a pastoral mantém-se: “ele continua a pastoral de acordo com o que se planejou na arquidiocese com as realidades contempladas afim de que atendendo as necessidades e ele possa corresponder ao que não só a igreja espera dele, como instituição, mas ao que a comunidade paroquial”. 
 
Cerimônia de posse 
 
A posse do Padre Manuel como novo pároco de São João Paulo II teve início com a leitura da provisão, feita pelo Cônego Ronaldo Menezes. Em seguida, foram entregues a casula e a estola ao novo pároco e o Arcebispo deu a posse com um abraço, acompanhado de uma salva de palmas dos fiéis presentes.
 
Em sua homilia, Dom Alberto considerou sobre a missão do novo pároco junto com a comunidade paroquial é primordial. “Ninguém caminha sozinho, ninguém pode ficar isolado, experiência de caridade, de solidariedade e experiência de comunidade. Olhar o nosso lado para que ninguém passe despercebido.” 
 
Em seguida, ocorreu a renovação das promessas sacerdotais, o sacerdote recebeu os símbolos do seu ministério e realizou-se a prece comunitária. Ao final da celebração, o novo pároco agradeceu aos presentes.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade