DATA DE PUBLICAÇÃO: 02/07/2020
- Diminuir + Aumentar

Dom Alberto Taveira Corrêa celebra 29 anos de ordenação episcopal

Foto: Luiz Estumano.
 
Na próxima segunda-feira, 6, dia de Santa Maria Goretti, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, completa 29 anos de sua ordenação episcopal, realizada nos idos de 1991 pela oração e imposição das mãos de Dom João Resende Costa, SDB, do Cardeal Serafim Fernandes de Araújo e de Dom Arnaldo Ribeiro, em Nova Lima (MG).
 
Dom Alberto nasceu em Nova Lima, no Estado de Minas Gerais. Em 15 de agosto de 1973, foi ordenado sacerdote por Dom João Resende Costa, o então Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, o mesmo que depois presidiu sua ordenação episcopal.
 
Como lema episcopal, Dom Alberto Taveira, escolheu o texto do Evangelho de São João “O Pão que eu darei é a minha Carne para a vida do mundo” (Jo 6, 51), e no brasão expresso com a frase latina “Pro Mundi Vita”.
 
Logo após sua ordenação, Dom Alberto foi designado como Auxiliar na Arquidiocese de Brasília (DF), durante os anos de 1991 a 1996, depois como titular na Arquidiocese de Palmas, no Tocantins, sendo o seu primeiro bispo e permanecendo lá por 14 anos.
 
Na Arquidiocese de Belém 
 
No dia 30 de dezembro de 2009, o Papa Bento XVI nomeou Dom Alberto Taveira Corrêa para a Arquidiocese de Belém (PA). Dom Alberto é o 10º arcebispo a assumir a arquidiocese, que é a terceira mais antiga do Brasil e conta atualmente com cerca de 2 milhões de fiéis. Dom Alberto tomou posse da nova missão no dia 25 de março de 2010.
 
À frente da Arquidiocese de Belém há dez anos é o Arcebispo que mais criou paróquias: trinta e cinco áreas missionárias, com as últimas sendo as áreas missionárias de São Clemente, no Bengui, e da Santíssima Trindade, em Águas Brancas e com previsão de mais uma neste mês de julho. Criou, ainda, o Seminário Redemptoris Mater, a Fazenda Esperança Nossa Senhora de Nazaré, para recuperação de dependentes químicos, o projeto Belém em Missão, a Faculdade Católica, restaurou o Cabido Catedral, presidiu em agosto de 2016 o XVII Congresso Eucarístico Nacional.
 
Dom Alberto é Presidente do Instituto Dom Vicente Zico; Grão Chanceler da Faculdade Católica de Belém, Presidente da Fundação Nazaré de Comunicação, Presidente da Festa do Círio de Nazaré. Também é apresentador dos Programas Conversa com Meu Povo (TV Nazaré), Palavra de Vida Eterna (TV Nazaré) e A voz do Pastor (Rádio Nazaré FM).
 
Brasão Arquiepiscopal
 
O brasão de Dom Alberto Taveira Corrêa, em sua construção, lançado em campo único vermelho estão em ouro, uma estrela manifesta em seu brilho e um feixe de trigo. Este conjunto heráldico representa três elementos da fé cristã que manifestam a compreensão do lema episcopal do Arcebispo, a Eucaristia, Maria e a Unidade.
 
Distintos e integrados eles dizem o afã de ser instrumento da vida plena: “a mim o menor de todos, foi concedido o desafio de anunciar a todos o mistério das riquezas insondáveis de Cristo.” (Ef 3, 8).
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade