DATA DE PUBLICAÇÃO: 02/07/2020
- Diminuir + Aumentar

Ação paroquial em julho nos balneários

Foto: Divulgação.
 
Por conta da atual pandemia do novo coronavírus o veraneio paraense será diferente em praias e balneários. Mesmo assim, famílias ainda devem se deslocar para esses locais em busca de tranquilidade. Algumas paróquias situadas nesses locais ou em trajetos preparam-se para receber fiéis que buscam cumprir o preceito dominical. Algumas paróquias de Benevides, Santa Bárbara e Mosqueiro divulgam horários das celebrações eucarísticas na matriz e suas comunidades. Todas seguem as recomendações sanitárias da Arquidiocese de Belém e das autoridades de saúde.
 
Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada em Carananduba, Mosqueiro, ocorrem celebrações na Matriz aos sábados, 17h e às 19h, e aos domingos, 7h, 9h, 17h e às 19h. Por conta das obras que ocorrem na Matriz, o salão paroquial está sendo utilizado para abrigar as missas com até 30 participantes. Os agendamentos ocorrem das 8h às 12h na secretaria.
 
Pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Benfica, no Distrito de Benevides, a ampliação de celebrações estende-se até as comunidades. Na Matriz as atividades litúrgicas ocorrem no sábado ás 19h e aos domingos às 6h30, 10h, 17h30 e 19h30. O agendamento ocorre na secretaria e algumas vagas são disponibilizadas para quem quiser participar e chegar de última hora.
 
Nas comunidades as celebrações estão programadas da seguinte forma: Comunidade  São Camilo, aos sábados 19h; Comunidade Santa Teresinha, aos sábados 18h; e Comunidade Santa Maria, aos domingos 8h.
 
Para o Diácono Jacenyr Donizetti Ruivo, neste período de férias as pessoas acabam esquecendo da parte espiritual e o papel das igrejas está no acolhimento dos fiéis que buscam Cristo na Eucaristia: “durante a pandemia essa procura aumentou. As pessoas buscam mais Deus. Até por isso realizamos transmissões dos terços na página do Facebook”.
 
Na Paróquia de Santa Bárbara, no município homônimo, as celebrações ocorrem na Matriz nos domingos pela manhã às 7h30 e à noite, às 19h30, todas tomando os cuidados recomendados: “estamos seguindo as medidas sanitárias orientadas pela arquidiocese e pelo município de Santa Bárbara, principalmente o uso obrigatório de máscaras, de álcool em gel e distanciamento”, afirma Padre Francimar Lopes, pároco.
 
Sem transmissões pelas redes sociais, o pároco tem orientado os fiéis a acompanhar as missas por meio das televisões católicas: “o que é mais viável para a realidade local, ou aqueles que desejam, acompanham as transmissões de outras paróquias!” Para ele, este movimento por parte de fiéis mesmo no período de descanso é muito importante: “a participação dos fiéis é de suma importância, não se tira férias de Deus, nem das coisas de Deus, no entanto essa participação deve se dá mediante as possibilidades dentro deste contexto de pandemia!”.
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade