DATA DE PUBLICAÇÃO: 26/07/2013

Em Nazaré

Mais de 150 jovens da Juventude Nazarena estão na JMJ Rio 2013
Expectativa dos jovens da Basílica foi grande para a chegada desse momento

Para muitos dos cerca de 150 jovens que partiram em três caravanas rumo à Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, esse dia parecia que nunca chegaria. Uma mistura de ansiedade e nervosismo era visível no rosto de cada um. Com o intuito de proporcionar uma viagem cheia de bênçãos, Pe. Geffison, coordenador da Juventude Nazarena da Basílica Santuário, também presidiu uma missa especial, na Capela Bom Pastor, no Centro Social de Nazaré. Concelebraram Pe. Nelsinho Soeiro e o Diácono José Ventura.

Na ocasião, Pe. Geffison falou da importância da participação dos jovens nesse grande evento. “Devemos nos atentar para a grande temática da Jornada. A ideia é que tenhamos uma participação ativa, pois é um encontro com o Papa. Isso nos dará uma consciência maior com Cristo”.

Josilene de Almeida é do grupo de jovens de Bragança e falou com entusiasmo desse momento. “É uma emoção que não dá nem para explicar. Ir à Jornada Mundial, ver o Papa, tudo é muito novo e mágico para mim”.

Jéssica Silva, 17 anos, também veio de Bragança para participar dessa grande caminhada. “Ver o Papa, conhecer pessoas novas e ter um grande encontro espiritual é o que será de mais marcante para mim. Vou vir uma pessoa renovada”, relata.

Pe. Nelsinho Soeiro, recentemente ordenado padre Barnabita, em janeiro deste ano, no município de Bragança, está acompanhando os jovens nazarenos na JMJ Rio. Ele será a autoridade espiritual, direcionando o grupo de jovens.

Pe. Geffison ainda falou sobre o que os jovens devem buscar aprender com a Jornada: “alimentar em nossos corações o fato de sermos discípulos e missionários. A jornada deve servir para isso. De sairmos de lá com uma consciência amadurecida, que devemos ocupar nosso papel”. E acrescentou: "devemos ir com o coração aberto. Se vocês não tiverem a consciência de que quando voltarem, devem anunciar na paróquia de cada um o que aprenderam, vão ter ido em vão, apenas para conhecer o Rio de Janeiro”.

Ao todo, são três caravanas da Juventude que representam a Basílica de Nazaré na Jornada Mundial da Juventude, que vai de 23 a 28 de julho. A excursão terá duração de 15 dias e os jovens terão a oportunidade de conhecer além do Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia.

Diretoria da Festa do Círio de Nazaré participa da programação da ExpoCatólica 2013

A Diretoria da Festa do Círio de Nazaré participou da semana da ExpoCatólica 2013, que começou no dia 20 e termina amanhã, 26. O evento acontece na cidade do Rio de Janeiro e conta com o apoio da SETUR, PARATUR, SEBRAE, Belémtur e Polo Joalheiro.

O estande conta com a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, levada pela diretoria da festa do Círio ao Rio, por conta também da JMJ RIO2013. Participam do evento o Pe. José Ramos, presidente da Diretoria da Festa e reitor da Basílica Santuário de Nazaré, o coordenador da Diretoria da Festa, Kleber Vieira, e sua esposa, Tânia Vieira,
acompanhados de dois guardas da Santa.

No estande terá demonstração do artesanato de miriti e exposição de joias de Nazaré. Tudo apresentado num ambiente cenográfico com fachadas estilizadas da Basílica Santuário e da Catedral, além dos arcos de Nazaré.
O espaço conta também com um altar alusivo a Nossa Senhora de Nazaré, onde fica a berlinda, que foi cedida pela Catedral do Rio de Janeiro, com a imagem Peregrina ornamentada com flores naturais e um mini auditório para sensibilização de agentes de viagens, operadores, associações religiosas e público final, onde será apresentado o Pará com foco no Círio de Nazaré.

Durante a feira, são distribuídos brindes como: cheiro-do-Pará, fitinhas de Nossa Senhora de Nazaré, folheto trade, revista em quadrinho do Círio, marcadores de livro de Nossa Senhora de Nazaré, cartazes do Círio 2013, sacolas, mapas, guias e canetas.

Na ocasião, Papa Francisco será presenteado pela Diretoria da Festa do Círio e Governo do Estado, com uma réplica da imagem peregrina vestindo manto e coroa. A imagem é em cedro, em policromia, produzido pelo artesão Max Santos.

O manto foi confeccionado pelas irmãs do Instituto Coração Imaculado de Maria e pelo figurinista Jean Negrão. Este manto contém gemas preciosas (ametista, citrino, água marinha, esmeralda e cristais tchecos), lapidados pela gemóloga Leila Salame. As coroas em prata banhadas a ouro com brilhantes e rubis e o broche contendo uma ametista com grafismo marajoara (doada pela gemóloga Leila Salame). Foram confeccionados pelo ourives Francisco de Assis Cardoso.

Curso do Mês da Bíblia 2013 está com inscrições abertas

Setembro é considerado pela Igreja Católica o mês da Bíblia e em preparação para esse mês, o Centro de Estudos Bíblicos do Pará (CEBI-Pa), em parceria com a Basílica Santuário, está organizando o Curso do Mês da Bíblia 2013, que acontecerá entre os dias 06 e 09 de agosto, das 19h às 21h, no Centro Social de Nazaré.
O curso, que acontece todos os anos, terá neste ano o tema: “Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Lucas” e lema: “Alegrai-vos comigo, encontrei o que havia perdido” ( Lc 15). O tema e o lema são escolhidos pela CNBB.

Segundo Celina Souza, secretária do CEBI, o curso está sendo organizado pela Assessoria do Centro de Estudos Bíblicos e tem como objetivo aproximar mais as pessoas da Palavra de Deus. Celina ressalta ainda que o curso é aberto para todos aqueles que queiram participar.

Para isso, é fácil: basta se inscrever na Secretaria da Basílica Santuário ou no dia 06, antes do início do curso, no Centro Social de Nazaré, e pagar uma taxa no valor de R$ 20. Mais informações, ligar para os fones: 3252-2650 / 8206 - 3311 (CEBI) ou 4009 - 8400 (Basílica Santuário).