DATA DE PUBLICAÇÃO: 26/05/2020
- Diminuir + Aumentar

Descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré com transmissão online

 

Fotos: ASCOM Basílica Santuário.
 
Na última segunda-feira, 25, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, presidiu Santa Missa na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré de portas fechadas e ao final ocorreu a cerimônia de descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré do altar do Glória.
 
A celebração eucarística foi concelebrada pelos sacerdotes barnabitas padre Francisco Cavalcante, pároco da Basílica Santuário e pelo padre Luiz Carlos, reitor do Santuário de Nazaré, e seguiu as normas das autoridades sanitárias e de saúde sendo transmitida aos fiéis pelos veículos de comunicação e redes sociais da Rede Nazaré.
 
O Arcebispo de Belém iniciou sua homilia fazendo memória das diversas situações da história da Igreja que são cheias de força, martírio, coragem e disposição ressaltando também que Jesus sempre chamou a atenção dos discípulos as possíveis situações de divisão e dispersão que poderiam acontecer ao longo do caminho e eles deveriam estar preparados. “No mundo tereis tribulações, mas tende coragem, eu venci o mundo”.
 
Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré encontrada por Plácido em 1700 desce do altar glória.
 
A paz foi outro ponto de destaque da homilia de Dom Alberto. Ele faz uma reflexão sobre a busca e o encontro da paz interior e da presença constante de Deus na vida de cada um de nós destacando este trecho da escritura: “Tenhais paz em mim”. “Fora do nome de Jesus, fora da graça dele é impossível que as pessoas efetivamente experimentem a paz interior e construam a paz, superem a dispersão, onde quer que ela se encontre. Mas começa com a paz interior a ser construída, sem Ele é impossível ter essa paz dentro do coração”, destaca Dom Alberto. E convida os fiéis a pedir ao Espírito Santo a graça da paz interior. 
 
Dom Alberto e Pe. Cavalcante professam a consagração aos pés da Virgem de Nazaré.
 
“Tende coragem, eu venci o mundo” a partir deste trecho o Arcebispo lembra a coragem de tantos santos e mártires da história da Igreja que chegaram a doar o próprio sangue, mas também faz memória de tantos pais de famílias de nossa comunidade que têm a coragem de levantar todos os dias e enfrentar os desafios para o sustento de suas famílias.
 
Ainda sobre a coragem ele enfatizou o Papa Francisco com suas palavras cheias de fortaleza que estimulam os fiéis a fidelidade ao evangelho.
 
O pastor da Arquidiocese de Belém encerrou sua reflexão com a passagem “Eu venci o mundo”, convidando todos a pensar na palavra “mundo”. “A escritura diz em outra parte ‘a vitória que vence o mundo é a nossa fé’ queremos nessa Santa Missa, hoje, irmãos e irmãs manifestar essa nossa fé. Temos a coragem, porque o mundo já está vencido, a maldade, o pecado, a divisão, a dispersão já estão vencidas e nós temos a paz no coração mesmo com tudo aquilo que temos que enfrentar, porque o Senhor em que acreditamos, Ele já venceu o mundo”, finalizou Dom Alberto.
 
Ao final da celebração, guardas de Nazaré retiraram a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada pelo caboclo Plácido em 1700, do altar mor – glória do Santuário e a entregaram para Albano Martins, da Diretoria da Festa de Nazaré, que conduziu ao Arcebispo de Belém e juntos a colocaram na redoma de vidro no altar de seu santuário. Em seguida, Dom Alberto proferiu a oração de consagração à Virgem de Nazaré a abençoou os fiéis unidos em oração cada um em suas casas.
 

2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade