DATA DE PUBLICAÇÃO: 04/10/2017
- Diminuir + Aumentar

Devotos conhecerão o manto oficial para o Círio 2017 nesta quinta-feira, 5

Fotos: Luís Estumano
 
Na noite desta quinta-feira, 5, após a Santa Missa das 18h na Basílica Santuário, será apresentado o manto oficial que irá envolver a imagem peregrina da Virgem de Nazaré nas romarias do Círio 2017. A confeccção da peça ficou sob responsabilidade da ilustradora, Aline Folha, e da estilista Marilza Ramos, que repetem a parceria do ano passado na elaboração do ornamento. O destaque é para o tema do Círio, “Maria, Estrela da Evangelização”
 
A noite da apresentação é sempre cercada de muita expectativa. Após a missa, apagam-se as luzes da Basílica, e a imagem adentra o local, já revestida pelo novo manto. No presbitério é lido um texto descrevendo os detalhes e a inspiração para a composição do adorno. O mesmo texto é distribuído aos fiéis em formato de folheto explicativo.
 
História
 
Pesquisadores divergem quanto ao fato de a imagem encontrada por Plácido já estar ou não portando um manto. Alguns afirmam que ela vestia um manto azul bastante conservado, outros que o mesmo já estava bastante desgastado pelo motivo de a imagem estar exposta às ações do tempo na floresta. Os primeiros cartazes da festividade de Nazaré mostram a Virgem com um manto retangular, estilo que foi mantido mesmo quando passou a se levar a imagem do Colégio Gentil nas procissões, confeccionada em estilo diferente da imagem original. 
 
Entre pessoas mais conhecidas pela confecção de mantos está a irmã Alexandra, que pertencia à Congregação das Filhas de Sant’Ana, do Colégio Gentil Bittencourt. Ela confeccionava os mantos anualmente, com material doado pelos devotos. Depois que ela faleceu, em 1793, a missão foi assumida pela ex-aluna e sua ajudante na tarefa de bordar as peças, Esther Paes França, que confeccionou 19 mantos. A partir daí, vários católicos e estilistas já receberam a importante missão de produzir o manto usado pela imagem peregrina, considerado um dos símbolos mais representativos da devoção nazarena em Belém.
 
Serviço:
 
Apresentação do manto
 
Data: 05 de outubro de 2017;
Hora: Missa às 18h, seguida da cerimônia de apresentação;
Local: Basílica Santuário de Nazaré.
 
.: Para mais informações sobre o Círio de Nazaré, clique aqui
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade