DATA DE PUBLICAÇÃO: 05/10/2017
- Diminuir + Aumentar

Romaria Fluvial será realizada neste sábado (7)

Foto: João Paraense
 
Neste sábado, 7, logo após a romaria rodoviária chegar ao distrito de Icoaraci, tem início a Romaria Fluvial. Do trapiche de Icoaraci até a escadinha da Estação das Docas, em Belém, a romaria percorre cerca de 10 milhas náuticas, o que equivale a 18,5 km, em um tempo estimado de 2 horas.
 
Considerada a mais amazônida das homenagens à Virgem de Nazaré, a romaria é formada por centenas de embarcações enfeitadas com balões e faixas coloridas que fazem a guarda de honra da imagem da Padroeira, colocada no nicho instalado no alto da corveta da Marinha. Em muitas das embarcações há celebração eucarística, oração do terço e cânticos ao longo do percurso.
 
Na chegada à escadinha do cais de Belém, a imagem de Nossa Senhora é recebida com queima de fogos e honras de chefe de Estado, como prevê a Lei Estadual nº 4.371, que concedeu oficialmente à Virgem de Nazaré o título de Padroeira do Pará e Rainha da Amazônia.  
 
Origem
 
A primeira romaria fluvial foi realizada no ano de 1986, por iniciativa do historiador Carlos Rocque e da Companhia Paraense de Turismo. Naquele ano, 30 embarcações formaram o cortejo marítimo de Icoaraci a Belém.
 
Serviço: 
 
Romaria Fluvial
Saída: 9h do Trapiche de Icoaraci, Região Metropolitana de Belém
Chegada: Por volta das 11h, na escadinha da Estação das Docas, em Belém
 
.: Para mais informações sobre o Círio de Nazaré, clique aqui
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade