DATA DE PUBLICAÇÃO: 07/10/2017
- Diminuir + Aumentar

Círio de Nazaré 2017: a Estrela da Evangelização

Foto: Luiz Estumano
 
Outubro, segundo domingo, a memória afetiva deste dia marca o coração de milhares de devotos de Nossa Senhora de Nazaré que a seguem pelas principais ruas de Belém na procissão do Círio. Às 5h da manhã, em frente à Catedral Metropolitana de Belém, será celebrada Santa Missa de saída da maior procissão religiosa do Brasil, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa. A romaria terá início, às 5h30. 
 
As ruas da capital paraense já amanhecem lotadas no domingo. Muitos devotos que estiveram presentes na romaria da trasladação permanecem aos arredores da Catedral aguardando para o Círio. Eles são muitos e de todas as partes: peregrinos, promesseiros, turistas, mas se resumem a uma só nomenclatura: devotos, filhos de Nossa Senhora de Nazaré.  
 
Foto: João Paraense
 
Maria, Estrela da Evangelização
 
O tema deste ano “Maria, Estrela da Evangelização”, anunciado no dia 24 de outubro de 2016, poucas horas depois do encerramento da festividade de Nazaré, e também dia do Recírio, foi escolhido a partir dos escritos de São Bernardo de Claraval: “Olha para a estrela, invoca Maria”. Veja a seguir um trecho do poema: MENSAGEM
“Maria é a estrela esplêndida que se eleva sobre a imensidão do mar, brilhando pelos próprios méritos, iluminando por seus exemplos”.
 
Dom Alberto Taveira Corrêa, ao anunciar o tema deste ano explica: “nós sabemos que na Bíblia a estrela mostrou o caminho para Nazaré. O nome Maria, na sua origem mais primitiva é estrela. Por isso, ela é a estrela da evangelização, porque ela nos mostra o caminho que nos leva a Jesus Cristo e ao Evangelho. Por ser revestida da Palavra de Deus, Maria foi quem mais viveu a Palavra. Que neste domingo, 8 de outubro de 2017, os romeiros possam acolher a expressão cunhada pelo Beato Papa Paulo VI - Maria, estrela da Evangelização”, pediu. 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade