DATA DE PUBLICAÇÃO: 05/10/2018
- Diminuir + Aumentar

Exposição com barcos de miriti enfeitam a cidade

Fotos: Priscila Pinheiro
 
Com a aproximação do Círio de Nazaré, as ruas e locais da cidade se enfeitam para viver a Festa da Rainha da Amazônia. Os espelhos d’água, em frente ao edifício do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), ganham vida com os famosos barquinhos de miriti, imitando uma procissão pelos rios.
 
A decoração faz parte da exposição “Canoas de Promesseiros”, inaugurada na tarde desta quinta-feira, 04, com cerca de 200 barcos e canoas produzidos totalmente em miriti. O evento faz parte da programação alusiva a festividade nazarena do TCE.
 
 
Os barcos de miriti em exposição remetem ao cotidiano da maioria da população que vive na região amazônica, onde quase todas as atividades são realizadas por meio dos rios. O artesanato produzido em miriti é um grande símbolo da cultura regional e muito presente no período da quadra nazarena.
 
A primeira “Canoas de Promesseiros”, nos espelhos d’água em frente ao prédio, foi realizada em 2010 para homenagear uma das mais bonitas tradições do Círio, a Romaria Fluvial. E desde 2017, os barquinhos receberam uma iluminação especial, produzida por estudantes e alunos do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Pará, para melhor contemplação do público durante a Trasladação e os dias do Arraial de Nazaré.
 
 
Serviço:
 
Exposição “Canoas de Promesseiros”
Período: 04 até o final da festividade do Círio de Nazaré
Local: Edifício-sede do TCE-PA, localizado na Travessa Quintino Bocaiúva, 1585.
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade