DATA DE PUBLICAÇÃO: 10/10/2018
- Diminuir + Aumentar

Inicia oficialmente o Círio 2018

Foto: Luiz Estumano
 
Na última terça-feira, 09, fiéis lotaram a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré para participar da Abertura Oficial do Círio de Nazaré. A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Irineu Roman e demais padres.
 
Durante a homilia, o Arcebispo refletiu sobre o significado da alegria e afirmou que não fomos feitos para sentir raiva. “A exultação e a alegria existem em Deus, afastar-se de Deus significa mergulhar na tristeza mais profunda”, explicou.
 
 Dom Alberto lembrou a alegria de Maria ao exultar o Salvador na sua oração do Magnificat. “Maria foi totalmente aberta à vontade de Deus. Nossa Senhora foi capaz de exaltar no Magnificat a alegria profunda da alma que reconhece a ação de Deus. Foi causa de alegria para Isabel, para aqueles noivos de Caná, na casa de Nazaré, na mãe de família, na sua simplicidade e na pequenez, cheia de eternidade” destacou. E ainda fez uma reflexão com o questionamento: “Somos motivos de alegria para os outros?”
 
Ao final da celebração, o clero e membros da diretoria, apoiadores e patrocinadores do Círio e autoridades do Governo do Estado e Prefeitura se dirigiram para frente da Basílica Santuário, onde o Arcebispo de Belém declarou aberto oficialmente o Círio 2018. Na ocasião as luzes dos arcos da Avenida Nazaré e da fachada do Santuário da Rainha da Amazônia se acenderam.
 
Para Dom Alberto, o momento é de acolhida. “Ao abrir o Círio de Nazaré nós desejamos que todo o povo participe com alegria. Nós sejamos acolhedores a todas as pessoas que chegam de toda as partes do Brasil”, conclui.
 
O diretor coordenador da Festa de Nazaré 2018, Claudio Acatauassú, celebra o início da festa nazarena.“O círio 226 é um novo Círio, como todo Círio novas coisas devem acontecer. A emoção é sempre diferente. Tudo por Jesus Cristo”, destacou o diretor.
 
Após a abertura foi realizado um jantar com autoridades religiosas, diretoria da Festa de Nazaré e autoridades civis na Casa de Plácido. Durante o evento foram premiados os vencedores do 24º concurso de redação.
A estudante Aléxia Martins, do Colégio Santa Catarina e vencedora do primeiro lugar do concurso, explica que a sua inspiração para escrever a redação com o tema “Maria, uma jovem no século XXI” surgiu a partir da própria figura de Maria. “Maria como individuo, não apenas como mulher, como mãe, como símbolo católico, mas como uma mulher cheia de virtudes e repleta de amor, fé e generosidade”, ressaltou.
 
A aluna ainda explicou a importância de ter Maria como exemplo principalmente em tempos difíceis que o Brasil e o mundo vêm enfrentando. “Eu peguei o exemplo de Maria como indivíduo, e tentei transcrever no papel como eu me inspiro nela e pode ser inspiração para tantos jovens, que serão o futuro do mundo. Como no momento de guerra é tão importante ter essa noção de fé e de amor e que tem como mudar as coisas”, finalizou Aléxia.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade