DATA DE PUBLICAÇÃO: 12/10/2018
- Diminuir + Aumentar

Ribeirinhos, motoqueiros, jovens e milhares de outros fiéis acompanharão as quatro romarias que antecedem o Círio.

 
Foto: Luiz Estumano
 
Começa cedinho, às 5h30, a primeira das quatro romarias que antecedem o Círio de Nazaré. A Romaria Rodoviária leva a Imagem Peregrina no trajeto Ananindeua-Icoaraci em um percurso de 24 km, com estimativa de 250mil fiéis que acompanharão as homenagens juntos à Imagem no caminho que deve durar em média 3h. No percurso, a Imagem recebe homenagens de vários locais.
 
A previsão de chegada no Trapiche de Icoaraci é às 7h30, horário que começa a Missa presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, em preparação para a terceira romaria oficial: conhecida como: “Círio das Águas”. Segundo a Capitania dos Portos, 335 embarcações inscritas na procissão, estarão aguardando para acompanhar a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que sairá às 9h com destino ao Cais do Porto, na Praça Pedro Teixeira, em Belém. As embarcações são preenchidas, em sua maioria, pelos ribeirinhos que tiram das águas o sustento para sua família e não perdem a oportunidade de prestar sua homenagem à Virgem de Nazaré.
 
Enquanto isso, as buzinas de milhares de motociclistas estarão aguardando a sua chegada, prevista para as 11h, na escadinha do Cais do Porto, local que a Imagem será recebida com honras de Chefe de Estado pela Polícia Militar.
 
Após receber as honrarias de Estado ainda na Escadinha do Cais do Porto, a Imagem Peregrina é conduzida para a terceira romaria do dia, e a quarta oficial: a Motoromaria. A procissão atrai milhares de motociclistas que aguardam este dia para agradecer a proteção de Maria em suas vidas. O percurso se estende pela Avenida Presidente Vargas, indo para a Avenida Nazaré, em direção Colégio Gentil Bittencourt, onde a Imagem permanece até a sua saída para a última procissão do sábado, a Transladação.
 
A Trasladação é a última das romarias que antecedem o Círio de Nazaré e consegue congregar mais de um milhão de fiéis que acompanham o percurso da Imagem de Nossa Senhora até a Catedral da Sé, saindo do Colégio Gentil Bittencourt, após a Santa Missa celebrada pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira às 16h30. 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade