DATA DE PUBLICAÇÃO: 13/06/2019
- Diminuir + Aumentar

Guarda de Nazaré é Patrimônio Cultural Imaterial do Pará

Foto: Luiz Estumano
 
Na última terça-feira, 11, a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará, em sessão solene, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA).

O projeto de lei foi votado em segundo turno, em sessão solene, no plenário Newton Miranda, com aprovação unânime dos deputados e com a participação de integrantes da Guarda de Nazaré. O projeto é de autoria da deputada Ana Cunha (PSDB).

A Guarda de Nazaré foi criada em 1974 e é formada por católicos do sexo masculino, com idade superior a 18 anos. É a primeira guarda católica que se tem notícia no Brasil e até hoje serve de inspiração para o aparecimento de outras.

Em 2019, o movimento completa 45 anos e possui cerca de dois mil voluntários. Ela é responsável por supervisionar a Praça Santuário durante a festividade de Nazaré e em outras solenidades durante o ano. Também ajuda no zelo da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Durante o Círio de Nazaré e a quadra nazarena, a Guarda possui a missão de cuidar da Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré e auxiliar na organização das procissões em conjunto com a Diretoria da Festa.
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade