DATA DE PUBLICAÇÃO: 28/08/2019
- Diminuir + Aumentar

Carros do Círio de Nazaré passam por manutenção

Foto: Luiz Estumano
 
Os carros da Trasladação, do Círio e do Círio das Crianças estão passando por manutenção até o mês de setembro. Os 13 carros estão recebendo reparos nas suas estruturas, retoques na pintura e revisão geral para proporcionar o melhor desempenho durante as romarias, onde recebem grande quantidade de ex-votos (objetos de cera).

O prazo para a conclusão do serviço será até a segunda quinzena de setembro. A manutenção também é necessária devido a existência de alguns carros, que possuem mais de 30 anos.

As berlindas do traslado da Imagem de Belém para Ananindeua e da Romaria Rodoviária também passarão por reparos. E a berlinda do Círio, que leva a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, passará por um serviço de limpeza e avaliação estrutural.

O conjunto de carros do Círio de Nazaré é formado pelo Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família, os quatro carros dos Anjos, conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, além da Berlinda.

Saiba mais detalhes dos carros do Círio:

Carro de Plácido:

No ano 2000, o Carro do caboclo Plácido foi doado pela Prefeitura de Ananindeua. Foi projeto e executado por Fernando Pessoa, arquiteto e artista plástico. Coordenador - Augusto Vasconcelos. O carro possui mais de quatro metros de altura e seis metros de comprimento (cambão – 2m) e 3,20 de largura.

 Carro dos Milagres:

Dom Fuas Roupinho / Brigue São João Batista
No ano de 1803, o presidente da Província, o Conde dos Arcos, Dom Marcos Antônio de Brito, introduziu o Carro dos Milagres de D. Fuas Roupinho, atendendo a um pedido da Rainha de Portugal, Dona Maria I.
 O carro possui 2,60m de altura e 7,05 de comprimento (cambão - 1,75m).

Barca com velas

 Em 1982, a Barca de Vela foi uma doação de Chico Fonseca (JONASA), que foi diretor da Festa. O carro possui as seguintes dimensões: altura - 1,05m; comprimento - 6,05m (cambão 1,85 m) e largura - 2,50m

Carro da Sagrada Família

O Círio de Nazaré é uma festa de evangelização e união das famílias. Por este último motivo, o Padre Giovanni Incampo, então pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em 2017, incluiu na procissão o carro que representa a Sagrada Família de Nazaré (Jesus, Maria e José).
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade