DATA DE PUBLICAÇÃO: 25/09/2019
- Diminuir + Aumentar

Exposição “As cores da fé” aberta para visitação até o dia 1º de novembro

Foto: Renata Maciel.
 
A exposição “As cores da fé”, da artista plástica Darcilene Batista, está aberta para visitação no Espaço Cultural Banco da Amazônia, localizado na Avenida Presidente Vargas, em Belém, até o dia 1º de novembro, no horário de 9h às 17h.

A mostra visa proporcionar aos visitantes uma experiência sensorial com os símbolos do Círio de Nazaré. Na exposição é possível encontrar promessas, corda da romaria colorida, mantos utilizados pela Imagem Peregrina em anos anteriores e o altar glória da Basílica Santuário de Nazaré produzido em miriti.

A exposição apresenta uma proposta inclusiva permitindo o contato sensorial por deficientes visuais, como explica Darcilene Batista, curadora executiva de Artes Visuais: “as cores da fé ela surge de uma pesquisa e da experiência concreta ao longo de 19 anos de trabalhar a arte na valorização do círio como patrimônio imaterial e agregando valores dentro da abordagem educacional”.

Para o Ewerson Alencar, responsável pelo Espaço Cultural Banco da Amazônia, a exposição busca aliar a história do Círio de Nazaré e a inclusão: “a idéia de montar uma exposição como essa é, não só trazer a história do círio, mostrar a história do círio para esse público, para esses turistas, mas também principalmente trazer um público, que normalmente está segregado de exposições culturais. Essa questão da deficiência visual, as peças dentro da exposição são inclusivas. Elas têm esse tratamento de visualizar as cores através de uma linguagem específica, criada para deficientes visuais, e as peças também são sensoriais, elas podem ser manuseadas, podem ser tocadas”.

Ewerson ressalta a proposta de unir educação e cultura para essa exposição. “A Darcilene tem uma proposta, não só artística relacionada ao círio, mas também educacional relacionada aos deficientes visuais, então a idéia foi juntar essas duas vertentes: a cultural e a questão da inclusão e trazer aqui para o espaço cultural banco da Amazônia”, finaliza Alencar.

Serviço:

Exposição “As cores da fé”
Período: até 1º de novembro
Horário: 9h às 17h.
Local: Espaço cultural Banco da Amazônia
Avenida Presidente Vargas (em frente a Praça da República)
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade