DATA DE PUBLICAÇÃO: 02/03/2020
- Diminuir + Aumentar

Região Episcopal São João Batista realiza retiro sinodal

Retiro Sinodal da Região São João Batista ocorreu no Monte Tabor Foto: Sementes do Verbo.
 
No último domingo, 1º de março, foi o momento da região episcopal São João Batista realizar o retiro sinodal, uma das etapas do Sínodo Arquidiocesano que está ocorrendo na Arquidiocese de Belém desde novembro de 2019, na Casa de Retiros Monte Tabor, localizada no distrito de Icoaraci.
 
O retiro reuniu padres, consagrados e leigos da região São João Batista para um momento de reflexão acerca do Sínodo da Arquidiocese de Belém. A programação iniciou com acolhida seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo padre Thiago, da comunidade Sementes do Verbo.
 
O padre Agostinho Cruz, vigário da Região São João Batista e pároco da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, explica que a região já vem se preparando para o Sínodo desde novembro de 2019 quando iniciaram as primeiras reuniões.  “O sínodo está sendo vivenciado na nossa região episcopal desde o ano passado, nas nossas primeiras reuniões em novembro, de planejamento e organização. Já tivemos algumas etapas realizadas como as assembleias paroquiais sinodais em algumas paróquias, deve estar faltando apenas três paróquias da região, que são 11, a terminar suas assembleias”, explicita o vigário.
 
Para ele, o retiro sinodal é uma oportunidade de escuta e reabastecimento da Palavra de Deus para as próximas etapas do Sínodo. “Então na segunda etapa agora que é o retiro espiritual para as paróquias da região. Então hoje aqui no Monte Tabor estão as 11 paróquias da região episcopal, que são dez representantes das delegações de cada paróquia e seus sacerdotes, que irão vivenciar esse momento, um momento de escuta. Hoje é mais para parar não para planejar, mas para escutar a palavra de Deus e motivar o coração e seguir na missão”.
 
Ainda de acordo com o pároco de São João Batista e Nossa Senhora de Graças, a palavra de Deus e a moção do Espírito Santo são fundamentais para evangelização. “Então é só unidos a Cristo, nele, com ele que nós podemos fazer a missão que é dele e que nós perpetuamos na nossa ação missionária”, conclui o sacerdote.
 
Dentro da programação também ocorreu um espaço de reflexão da Palavra de Deus conduzida pelo padre George Jenner, pároco da Paróquia São Francisco de Assis (Icoaraci) para abordar sobre o avanço para águas mais profundas, como ressalta o padre Agostinho Cruz: “que é o desejo missionário, não ficar acomodado, não ficar estabilizado, mas que cada paróquia possa avançar naqueles que são os apelos da Arquidiocese para sermos uma igreja de portas abertas, uma igreja que gere alegria na cidade como é a proposta do Sínodo. ‘A cidade se encheu de alegria’ só vai se encher de alegria se tiver esse encontro pessoal com Cristo, que é a razão da alegria” finaliza o vigário episcopal.
 
A Simone Diniz é delegada da Paróquia São Francisco de Assis, localizada no bairro do Tapanã, e conta que viver o Sínodo Arquidiocesano é uma oportunidade de fortalecimento e alimento da alma. “Na verdade esse retiro vem trazer para nós, na verdade, um alimento. Ele vem como uma força, uma grande impulsão para que nós possamos nos fortalecer para enfrentar. Esse trabalho do Sínodo ele é realmente muito grande, é uma restruturação das pastorais então é uma grande responsabilidade e uma honra também”. 
 
A Paróquia São Francisco de Assis também está atuando efetivamente nas atividades do Sínodo seguindo todos os passos, como detalha Simone: “Então na minha paróquia a gente fez reuniões e depois a gente foi lendo. Na verdade, a gente foi primeiro lendo todos os pontos do documento e depois a gente foi fazendo as três questões, as ações que o documento pede. E aí fomos nos dividindo justamente pesquisar sobre as pastorais e ver qual é o trabalho missionário. No geral é isso: como é que está o trabalho missionário na nossa paróquia. E constatou que está precisando de um grande incremento”.
 
Retiro sinodal da Região Coração Eucarístico de Jesus na Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio. Foto: Divulgação.
 
Retiro Sinodal Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus 
 
No 1º de março (domingo) também ocorreu o retiro do Sínodo Arquidiocesano da Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus, na Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio, localizada no Conjunto Satélite.
 
As atividades iniciaram às 7h com Santa Missa seguida de café da manhã. Os participantes também tiveram um momento de escuta da palavra com pregação e ao término iniciou a Adoração ao Santíssimo Sacramento. E no encerramento aconteceu um momento de orientação acerca do Sínodo com a equipe organizadora. 
 
 
Assembleia da Paróquia Cristo Peregrino
 
Também no domingo, 1º de março, os paroquianos da Paróquia Cristo Peregrino, situada na Jaderlândia 1, em Ananindeua, se reuniram, no auditório Dom Alberto (Centro de Evangelização e Formação Cristã), para concluir suas atividades para o Sínodo Arquidiocesano.
 
A programação iniciou com oração e aprofundamento do evento para o direcionamento das atividades. 
 
O padre Nilton Cezar Reis, pároco em Cristo Peregrino, fez uma explanação geral sobre os eixos essenciais para a ação pastoral arquidiocesana e passou informações e orientações para as atividades de grupo com o apoio de Elivelton Cruz, coordenador do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP).
 
Na ocasião foram realizadas as avaliações comunitárias paroquiais a partir de cada pastoral, movimento, grupo e serviço. 
 
A Paróquia Cristo Peregrino realizou assembleia sinodal paroquial no dia 1º de março. Foto: Pascom Cristo Peregrino.
Assembleia da Paróquia Santa Maria Goretti
 
Neste final de semana também foi realizada a Assembleia Sinodal da Paróquia Santa Maria Goretti, localizada no bairro do Guamá. Leigos e religiosos participaram da programação com momentos de reflexão conduzidos pelo padre Moisés de Matos, pároco em Santa Maria Goretti, e por seminaristas sobre a realidade da paróquia e das atividades pastorais.
 
Para mais informações sobre o Sínodo Arquidiocesano acesse o site da Arquidiocese de Belém e acompanhe a série  Minuto do Sínodo na página da Fundação Nazaré de Comunicação no Facebook.
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade