DATA DE PUBLICAÇÃO: 01/03/2017
- Diminuir + Aumentar

Campanha da Fraternidade 2017 é aberta em Belém

 
Na manhã desta quarta-feira (1º), na Cúria Metropolitana de Belém, foi realizada entrevista coletiva à imprensa com o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, o Vigário Geral para a Pastoral, Monsenhor Raimundo Possidônio Mata, e padre Bruno Sechi, da Comissão Justiça e Paz, para tornar pública a abertura da Campanha da Fraternidade 2017, que neste ano tem como tema: “Biomas brasileiros e a defesa da vida”, e lema “Cultivar e guardar a criação”. 
 
Dom Alberto explicou a finalidade da CF2017. “A CF tem um princípio, meio e fim. É uma campanha em vista da fraternidade. Nós temos esse tempo da quaresma, que é a vida interna da igreja e temos o nosso relacionamento com a sociedade, e nós queremos fazer uma campanha para que as pessoas sejam mais irmãos e irmãs. Por isso, ela acontece agora, hoje (1º) e segue até o domingo de Ramos, em 9 de abril”. 
 
O objetivo geral da CF2017 é “cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos à luz do Evangelho”. 
 
No texto do Arcebispo de Belém, “A Quaresma e a Fraternidade”, ele explica sobre a natureza, os biomas e toda a biodiversidade como obras de Deus. “Bioma que dizer a vida que se manifesta em um conjunto semelhante de vegetação, água, superfície e animais. Ao abordarmos os biomas brasileiros e lembrarmos dos povos originários que neles habitam, trazemos à meditação a obra benfazeja de Deus. Admirar a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles vivem”, exortou. 
 
O Vigário Geral para a Pastoral, Monsenhor Raimundo Possidônio da Mata, tomou a palavra para abordar o texto base que é essencial para as comunidades se aprofundarem sobre a temática deste ano. 
 
“Para nós de todo o Brasil e da Arquidiocese de Belém, a CF2017, torna-se um grande convite para repensar o nosso papel para o bem comum e a defesa da vida. Este tema foi incorporado a partir da carta aberta do Papa Francisco, Laudato Si, publicada em maio de 2015, para que nos debrucemos para o fato do aquecimento global. Então, a nossa grande preocupação é guardar as criações para as nações futuras”, disse. 
 
O Monsenhor falou também que a Arquidiocese de Belém vem realizando diversas formações com a população acerca da CF2017. Sendo uma com as pastorais e movimentos da Arquidiocese de Belém e outra nas ilhas, mais precisamente na mesorregião do Baixo Acará. 
 
 
Abertura oficial na Arquidiocese de Belém – Ilha de Cotijuba 
 
Na Arquidiocese de Belém, a CF2017 será aberta no dia 4 de março (sábado), na Ilha de Cotijuba, região administrativa de Belém, o cenário ideal para abordar os biomas, a natureza e as suas biodiversidades. Será na ilha do Farol, às 9h. 
 
 
Quem quiser participar basta procurar as suas respectivas regiões episcopais: 
 
CORAÇÃO EUCARÍSTICO DE JESUS
 
Saída: 6h
Local: Porto de Icoaraci
Obs. Lancha para 100 pessoas
Informações: Paróquia Nossa do Bom Remédio - 3248-1136
 
REGIÃO EPISCOPAL SANT’ANA
 
Saída: 6h 
Local: Praça Princesa Izabel (Cremação) ao lado do Palácio dos Bares
Informações: Paróquia Santíssima Trindade - 3215-7007 / 3242-4917
 
SÃO VICENTE DE PAULO
 
Saída: 6h30 
- 1 barco sairá do Porto do Curuçambá 
- 2 do trapiche de Icoaraci
Informação: Paróquia Mistério da Transfiguração do Senhor - 3286-8570
 
BASÍLICA SANTUÁRIO
 
Saída: 7h
Local: Terminal Fluvial da Estação das Docas - Porto da Vale Verde
Informações: 98043-2692 (Janes) - pasturbasilicadenazare@gmail.com
 
REGIÃO SÃO JOÃO BATISTA
 
Saída: 7h
Local: Trapiche de Icoaraci
Obs: 3 Barcos - total de 250 vagas
Informações: Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças
3297-7250/3227-5973
 
REGIÃO MENINO DEUS
 
Informações: Paróquia Nossa Senha do Carmo
 
REGIÃO SANTA CRUZ
 
Informações: Paróquia São Geraldo Magela - 3257-7950
 
REGIÃO SANTA MARIA GORETTI
 
Informações: Paróquia São Pedro e São Paulo - 3283-6021
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade