DOM IRINEU ROMAN

Nascido em Vista Alegre do Prata-RS, em 10 de agosto de 1958. Ingressou no Seminário Josefino da Congregação de São José, em 1973. Fez os primeiros votos religiosos no ano de 1980. Foi ordenado presbítero no dia 1º de janeiro de 1990, por Dom Paulo Moreto.

Durante sua caminhada como padre, colaborou de forma especial no acompanhamento de jovens e na formação de Seminaristas. Em Porto Alegre, de 1987 a 1989, especializou-se em Pastoral Juvenil, tendo atuado na área de pesquisa, acompanhamento e formação cristã de jovens.

Em Caxias do Sul, exerceu atividades de formador nos Seminários da Congregação de São José, professor nos Colégios da Congregação e vigário paroquial nos primeiros anos de presbítero.
Em Brasília (DF) atuou como vigário paroquial da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Planaltina (DF), entre 1994 a 1998.

No ano de 1999, estudou Missiologia, em São Paulo, em nível de Pós-Graduação. No mesmo ano foi enviado pela Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, para Belém do Pará, onde em 17 de outubro de 1999, assumiu o cargo de pároco da Paróquia Santa Edwiges.

Em 2002, foi nomeado por D. Vicente Zico, Vigário Episcopal da Região São João Batista, tendo permanecido nesses ministérios até a data de sua nomeação como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

A Ordenação Episcopal ocorreu no dia 19 de março de 2014, na Paróquia São José em Vista Alegre do Prata, pertencente à diocese de Caxias do Sul-RS. Lema Episcopal: “Vim para Servir” (Mc 10,45).

Atualmente, Dom Irineu Roman é Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém – Pará.

Em nível de CNBB, Dom Irineu Roman, exerce o cargo de Secretário da CNBB Regional Norte II.
Desde o ano de 2015, faz parte da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB como bispo representante da Pastoral Juvenil do Regional Norte II da CNBB.

Em junho de 2016 foi nomeado pela Presidência da CNBB Nacional, como bispo Referencial da Pastoral do Turismo.

Escritos:
1 – ROMAN, Dom Irineu, Sermão das Sete Palavras, 1. Ed., CCFC e Fundação Nazaré de Comunicação, Belém, 2015