- Diminuir + Aumentar

DOM ANTÔNIO DE ASSIS RIBEIRO

Lema: “POR ELES ME CONSAGRO”

Nascimento: 26/07/1966
Ordenação Presbiteral: 17/06/1995
Nomeação Episcopal: 28/06/2017
Ordenação Episcopal: 02/09/2017

Nascido em Capitão Poço - PA, foi ordenado sacerdote na cidade de Ourém (PA) pela imposição das mãos de Dom Miguel Maria Giambelli, Bispo da Diocese de Bragança, em 17 de junho de 1995, retornando para Manaus onde continuou seus trabalhos de formação Salesiana. No ano seguinte foi nomeado encarregado do Centro Vocacional Salesiano João Paulo II, também em Manaus, sendo formador dos aspirantes e pré-noviços. De 2000 a 2005 foi diretor da Escola Salesiana do Trabalho em Belém; professor de Teologia Moral no Centro de Formação Presbiteral da Arquidiocese de Belém.

Em 2003 fundou o Centro Associação Damas Salesianas em Ananindeua-PA - ONG voltada para a promoção do voluntariado feminino com o espírito salesiano, onde atuou de 2004 a 2005 como Conselheiro Nacional. De 2002-2004: foi membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA/PA; 2005: assumiu o cargo de Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da capital paraense (Belém-PA); 2006: foi diretor da Missão Salesiana de Yauaretê (Amazonas - área indígena) e pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo na Diocese de São Gabriel da Cachoeira (AM). 2007-2008: foi diretor do Colégio Dom Bosco e Pároco da Paróquia Dom Bosco, centro de Manaus (AM); De 2009-2013: foi diretor do Centro Juvenil Salesiano e pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Manicoré, na Diocese de Humaitá no Sul do estado do Amazonas. Em 2015 foi membro Conselho Administrativo Nacional da Rede Salesiana Brasil e atuou como professor de Ética profissional no curso de pós-graduação da Faculdade Salesiana Dom Bosco em Manaus; 2016-2017: membro do Conselho Editorial da Revista de Pastoral da ANEC - Associação Nacional de Educação Católica do Brasil; 2017: membro do Comitê REPAM (Rede Pan-Amazônica) do regional CNBB Norte I. De 2013-2017: atuou como vice-inspetor (vice-provincial) da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia, delegado provincial para a Pastoral Juvenil Salesiana e vocacional; encarregado da promoção do voluntariado Juvenil Inspetorial e diretor-sócio da Faculdade Salesiana de Dom Bosco de Manaus. Em 2 de setembro de 2017, recebeu a Ordenação Episcopal pela imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano de Belém, e também dos co-ordenantes, Dom Flávio Giovenale (SDB), Bispo de Santarém (PA), e Dom Meinrad Francisco (CSSp), Bispo de Humaitá (AM), no município de Ourém, (PA), tornando-se, após a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicada no dia 28 de junho, a decisão do Papa Francisco em nomeá-lo novo Bispo Titular de “Babra” e Auxiliar na Arquidiocese de Belém (PA).

2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade