DATA DE PUBLICAÇÃO: 02/05/2017
- Diminuir + Aumentar

Catedral de Belém celebra 125 anos de dedicação do templo

   
Fotos: Ivan Amorim / PASCOM Catedral
 
A Catedral de Belém completou no domingo, 30 de abril, 125 anos de dedicação do templo. A data foi comemorada na segunda-feira, 1º de maio, com uma celebração eucarística presidida pelo Cura da Sé, padre Roberto Cavalli Júnior, e concelebrada pelo vigário paroquial, padre João Paulo Dantas, e diáconos permanentes.
 
No momento da apresentação das ofertas, uma maquete da Catedral foi levada ao altar, simbolizando a renovação da entrega do templo a Deus. Após a liturgia, houve Adoração e Bênção solene com o Santíssimo Sacramento.
 
 
Beleza arquitetônica

Sua construção foi iniciada em 1748. A partir de 1755 o arquiteto italiano, Antônio Landi, assumiu a obra e entregou, em 1774, o templo praticamente pronto, com traços do estilo barroco-colonial e neoclássico. 

Com amplo apoio e incentivo do bispo diocesano, Dom Antônio de Macedo Costa, que desejava tornar a igreja ainda mais bela e imponente, a Catedral passou por um processo de embelezamento, que durou de 1881 até 1892. O templo ganhou novas pinturas, ricos detalhes, púlpitos, pisos em mármore e novo altar-mor, doado pelo Papa Pio IX. Os altares laterais receberam telas pintadas por Domenico de Angelis representando os santos de devoção do povo católico, ao invés das tradicionais imagens.

 
A cerimônia de dedicação foi realizada em 30 de abril de 1892, e as festividades alusivas ao mês de Maria seguiram até o dia 31 de maio do mesmo ano.
 
Entre os artistas que contribuíram para deixar a Catedral mais digna e ornamentada estão Leca Caprini, De Angelis, Pedro Alexandrino de Carvalho, Silvério Caporini, entre outros.
 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade