DATA DE PUBLICAÇÃO: 19/05/2017
- Diminuir + Aumentar

Seminário São Pio X, da Arquidiocese de Belém, completa 51 anos

   
 
O Seminário Maior da Arquidiocese de Belém, dedicado a São Pio X, completa nesta sexta-feira, dia 19, 51 anos de existência e contribuição para a formação de novos sacerdotes na Igreja amazônica. 
 
A data foi comemorada na noite de quinta-feira, 18, com Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, na capela da instituição. Estiveram presentes os seminaristas e seus familiares, amigos e benfeitores da casa de formação arquidiocesana, que elevaram a Deus orações de louvor e ação de graças pela ocasião tão importante.
 
Histórico
 
A origem do seminário remonta ao século 16, quando o jesuíta, padre Gabriel Malagrida, fundou o Seminário Nossa Senhora das Missões. Por ocasião do 6º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Belém, no ano de 1953, o então Arcebispo de Belém, Dom Mário de Miranda Villas Boas, iniciou uma campanha para aquisição do terreno onde seria construída a nova sede, sob a proteção de São Pio X, pontífice que elevou, no ano de 1906, a diocese de Santa Maria de Belém à categoria de Arquidiocese. 
 
Mas foi no governo de Dom Alberto Gaudêncio Ramos, que o sonho da casa de formação vocacional finalmente se concretizou. Ao lado de seu Auxiliar, Dom Tadeu Prost, reunia recursos vindos dos próprios católicos paraenses, além de doações obtidas junto à família e aos amigos de Dom Tadeu, residentes nos Estados Unidos.
Em 1958, a Prefeitura de Belém doou à Arquidiocese o terreno localizado às margens da BR 316, onde atualmente funcionam os Seminários, São Pio X e o Propedêutico Dom Tadeu Prost, a Paróquia São Pio X e a Faculdade Católica de Belém. 
 
O prédio foi palco de momentos históricos, como a visita do Santo Padre João Paulo II, em julho de 1980, bem como a inauguração do Centro de Cultura e Formação Cristã, no ano de 1999.  
 
O Seminário São Pio X é freqüentado por aproximadamente 200 seminaristas, pertencentes às novas comunidades, congregações e dioceses do Regional Norte 2 sob a gestão do Cônego Vladian Alves, atual reitor da instituição.
 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade