DATA DE PUBLICAÇÃO: 14/06/2017
- Diminuir + Aumentar

Corpus Christi: a Eucaristia como fonte e centro da vida cristã

Celebraremos nesta quinta-feira (15) a Solenidade de Corpus Christi, momento em que celebramos o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, ocasião bastante esperada por nossa Igreja, pois é uma das poucas vezes do ano em que o Santíssimo Sacramento é levado em procissão percorrendo as ruas de nossa cidade. Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.
 
As 87 paróquias da Arquidiocese de Belém do Pará se unirão para celebrar juntas a Solenidade de Corpus Christi no Portal da Amazônia, na quinta-feira dia 15, às 7h, com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, concelebrada pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, e todo o Clero Arquidiocesano. Após a Santa Missa, haverá Procissão em direção a Catedral de Belém, passando pela avenida Bernardo Sayão, rua Dr. Assis, Dr. Malcher até a Sé Metropolitana, onde haverá a benção solene.
 
O tema escolhido este ano é “A Eucaristia edifica a Igreja e sua missão evangelizadora” e tem como objetivo enfatizar o trabalho missionário, pastoral e evangelizador da Igreja de Belém e Assembleia Arquidiocesana de Pastoral que será realizada de 09 a 15 de novembro deste ano, na Arquidiocese de Belém e tem como tema “Evangelizar: Graça, vocação e identidade da Igreja”
 
SIGNIFICADO
 
Na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, conhecida pela expressão latina "Corpus Christi". Esta festa é um desdobramento da Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio, lavou os pés dos discípulos e deixou o mandamento novo do Amor e “quer comemorar a presença de Cristo em sua Igreja como Sacrifício Eucarístico de seu Corpo e Sangue, memorial de sua Morte e Ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que Cristo nos é comunicado em alimento, o espírito é repleto de graça e nos é dado o penhor da glória futura" (Cf. Sacrosanctum Concilium, número 47).
 
A Procissão de Corpus Christi é a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade. Por isso criou-se o costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra do Senhor que vem ao encontro do povo.
 
Acompanhe toda a movimentação, a Santa Missa e a procissão de Corpus Christi através dos nossos meios de comunicação:
 
TV Nazaré canal 30 ou no link 
Rádio Nazaré FM 91,3 Mhz ou no link
 
Serviço
Solenidade de Corpus Christi, com participação de toda Arquidiocese de Belém do Pará
Local: Portal da Amazônia
Quando: Quinta-Feira, dia 15 de junho
Hora: 7h

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade