DATA DE PUBLICAÇÃO: 03/07/2017
- Diminuir + Aumentar

Festividade de Sto. Antônio Mª Zaccaria segue até o dia 5 de julho

Fotos: Ascom/Basílica Santuário de Nazaré
 
Com o tema “De Cremona a Belém, semeando a Fé!” a comunidade Santo Antônio Maria Zaccaria, ligada à Basílica Santuário de Nazaré, realiza festividade em honra ao padroeiro desde o domingo, 25 de junho. Os festejos seguem até a quarta-feira, 5, quando se celebra o dia dedicado ao fundador dos barnabitas.
 
A Santa Missa celebrada pelo padre José Ramos das Mercês, Superior Provincial dos Barnabitas, no domingo, 25 de junho, abriu oficialmente as homenagens ao padroeiro da comunidade localizada na rua Boaventura da Silva.
 
Na manhã do domingo, 2 de julho, os devotos foram às ruas do bairro de Nazaré na procissão em honra a Santo Antônio Maria. O cortejo saiu da capela e percorreu a travessa 9 de Janeiro, rua Oliveira Belo, avenida Alcindo Cacela, rua Boaventura da Silva, retornando para a capela, onde o padre Francisco Saraiva presidiu Missa Solene.
 
 
Nos dias 3 e 4 de julho haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento, a partir das 18h, seguida de Santa Missa.
O encerramento da festividade será na quarta-feira, 5 de julho, dia dedicado à memória de Santo Antônio Maria Zaccaria. Haverá Missa Solene, às 18h, e apresentação musical de Amanda de Paula.
 
A capela da comunidade fica localizada na rua Boaventura da Silva, 1796, esquina com a travessa 9 de Janeiro, bairro Nazaré, em Belém.
 
 
Fundador
 
Santo Antônio Maria Zaccaria nasceu na cidade italiana de Cremona, em 1502. Tornou-se médico ainda jovem, aos 22 anos, e fazia da medicina um verdadeiro apostolado. Ordenado sacerdote no ano de 1528, difundiu verdadeiro culto à Eucaristia através da prática das 40 horas de Adoração, e resgatou o costume da exposição do Santíssimo Sacramento.  
 
Fundou a Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo, comumente chamados barnabitas e, juntamente com a Condessa Ludovica Torelli, fundou o ramo feminino da Congregação chamando-as Irmãs Angélicas de São Paulo. As famílias religiosas foram aprovadas pela Igreja em 1533.
 
Faleceu nos braços da mãe no dia 5 de julho de 1539, quando as igrejas de Cremona começavam a celebrar a liturgia das oitavas dos apóstolos Pedro e Paulo. Foi canonizado pelo Papa Leão XIII no ano de 1897.
 
Serviço
 
Festividade de Santo Antônio Maria Zaccaria
Até 5 de julho (quarta-feira)
Endereço: rua Boaventura da Silva, 1796, esquina com a travessa 9 de Janeiro, bairro Nazaré, em Belém.
Informações: (91) 3347-3171
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade