DATA DE PUBLICAÇÃO: 21/07/2017
- Diminuir + Aumentar

Fundação Nazaré recebe a visita de Dom Isaac Gaglo, bispo de Aneho, na África

Texto e fotos: Rodrigo Silva
 
A Fundação Nazaré de Comunicação recebeu na manhã desta sexta-feira, 21, a visita de Dom Isaac Gaglo, Bispo da Diocese de Aneho, localizada na República do Togo, África. Acompanhado da missionária Prisca Agon, leiga consagrada na Comunidade Obra de Maria, o bispo conheceu os diversos setores da FNC, além de conceder entrevista aos veículos de comunicação e participar, ao vivo, do programa Nazaré em Revista, da Rádio Nazaré FM.
 
De acordo com Dom Isaac, a visita à Arquidiocese de Belém tem dois objetivos. O primeiro é de conhecer o trabalho da Comunidade Obra de Maria, que desempenha importantes serviços de evangelização junto ao povo da diocese africana. O segundo é de encontrar Dom Alberto Taveira Corrêa, com quem teve contato durante o Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica (RCC), realizado no Vaticano, durante a Solenidade de Pentecostes, em junho deste ano. 
 
Dom Isaac manifestou alegria e admiração pela oportunidade de conhecer a estrutura dos meios de comunicação da FNC, representados pela TV Nazaré, Rádio Nazaré FM, Portal Nazaré e o jornal Voz de Nazaré, e afirmou que os mesmos são uma potência para a evangelização. “Após essa visita descubro a necessidade de ter uma estrutura semelhante na diocese, pois por meio da comunicação poderemos atingir a todas as pessoas, especialmente aquelas que moram nos lugares mais distantes, e só tem acesso ao rádio para ter contato com as notícias”.

O bispo revelou certa tristeza por, segundo ele, estar “atrasado na evangelização”, já que levar a mesma estrutura para a diocese que governa é um desafio, em virtude do custo alto com os equipamentos. “A pobreza ainda não permite que todos os sonhos sejam realizados na minha diocese, mas cremos que Deus é aquele que pode tornar o impossível em algo possível”, testemunhou. 
 
 
 
Acolhimento
 
Para Dom Isaac, o que mais chamou atenção no Brasil foi o acolhimento caloroso que recebe por onde passa. “Não esperava um acolhimento tão importante”, confessou.
 
Ele se sente praticamente em casa, tanto pelo clima quente, quanto pela acolhida das pessoas, explicou Prisca, que auxilia o prelado na tradução do português para o francês.
 
Evangelização
 
O trabalho desenvolvido pela Comunidade Obra de Maria na diocese africana de Aneho é alicerçado no carisma próprio do movimento, que consiste na evangelização, através da alegria e da devoção mariana. São realizados os “cenáculos”, momentos de oração do terço e partilha da palavra de Deus nas residências das famílias da região. 
 
A expectativa de Dom Isaac é que a evangelização contribua para que o povo de Togo ame mais a Jesus, e lhe dê lugar cativo no coração e na vida.
 
Atualmente, a Obra de Maria é a única comunidade atuando no serviço missionário daquele país, mas Dom Isaac já planeja estreitar laços com outras comunidades e movimentos eclesiais das dioceses brasileiras para futuros projetos de anúncio do Evangelho e valorização da pessoa humana. 
 
 
 
Togo

 
Localizado às margens do golfo do Benim, na África Ocidental, a República do Togo, ou em francês,'République Togolaise', é um pequeno país rodeado por paisagens exuberantes compostas por savanas, montanhas, vales, planaltos, rios e lagoas, e traz grande variedade de povos e culturas. Tal mistura o torna conhecido como "África em miniatura". 
Foto: Divulgação
 
A população é composta por 6,8 milhões de pessoas, e o idioma oficial do país é o francês. Existem ainda cerca de 50 dialetos africanos, e alguns falam o inglês e o alemão.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade