DATA DE PUBLICAÇÃO: 26/07/2017
- Diminuir + Aumentar

Os santos Ana e Joaquim, avós de Jesus, são lembrados nesta quarta-feira, 26

 
A Igreja lembra nesta quarta-feira, 26, a figura dos santos Joaquim e Ana, pais de Nossa Senhora e avós de Nosso Senhor Jesus Cristo. Com muito carinho, também são lembrados os vovôs e vovós, que tanto colaboram para a boa educação dos netos.
 
A igreja dedicada à Sant’Ana, no bairro Campina, em Belém, iniciou o dia com Santa Missa, às 6h30. Ao meio-dia teve início outra celebração eucarística. Às 17h30 haverá um momento especial para os avós, com missa e bênção.
 
A programação da festividade segue até o sábado, 29, quando haverá procissão com as imagens dos pais de Maria pelas ruas do centro comercial da cidade.
 
Na mensagem diária publicada no twitter, o Papa Francisco destacou o valor dos avós para a sociedade e as famílias. “Quanto são importantes os avós na vida da família para comunicar o patrimônio de humanidade e fé essencial para cada sociedade!”
 
Devoção
 
São extraídas do texto apócrifo chamado "Proto-Evangelho de Tiago", originário do século II, as referências para a devoção aos pais de Maria Santíssima. De acordo com o documento, Ana era estéril e alcançou a graça de engravidar após longa espera e intensas orações ao Senhor. 
 
O costume de celebrar santa Ana vem do século VI, no Oriente, e se estendeu pelo Ocidente atingindo o ápice da veneração no século XV. Os dois santos eram celebrados em datas diferentes, mas a partir da reforma do calendário litúrgico, tiveram memória fixada para o dia 26 de julho. 
 
Texto: Rodrigo Silva
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade