DATA DE PUBLICAÇÃO: 04/08/2017
- Diminuir + Aumentar

Dom Irineu celebra o dom da vida com missa na Basílica

 
Na quinta-feira 10, o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, celebra o Dom da Vida com missa presidida na Basílica Santuário de Nazaré, às 18h. Dom Irineu receberá uma homenagem dos candidatos ao diaconato e dos diáconos permanentes da Escola Diaconal Santo Efraim, que na data celebram o dia do padroeiro dos diáconos, São Lourenço. 
 
Após a Santa Missa, Dom Irineu, os sacerdotes e os diáconos presentes participarão de confraternização na Casa de Plácido, quando será servido um jantar, oferecido pelos diáconos, em homenagem ao bispo auxiliar. O momento contará com a presença do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. 
 
Dom Irineu Roman é natural de Vista Alegre do Prata, no Estado do Rio Grande do Sul. Nasceu em 10 de agosto de 1958. Filho do casal Marcelino Roman e Idolvina Biasotto Roman, recebeu o batismo, primeira comunhão e crisma na Paróquia São José, em sua cidade natal. Em 1973, teve início a caminhada junto à Igreja. Em 1988 fez votos perpétuos na Congregação de São José (Josefinos de Murialdo) e em 1989 a ordenação diaconal aconteceu no Santuário São José de Murialdo, em Porto Alegre (RS).
 
Sua ordenação presbiteral, também na Matriz da Paróquia São José, em Vista Alegre do Prata, teve como presidente Dom Paulo Moretto, Bispo da Diocese de Caxias do Sul (RS). Permaneceu trabalhando em Caxias do Sul até ser transferido para Planaltina (DF) em 1994. Em 1999, chegou a Belém e tomou posse da Paróquia Santa Edwiges, no bairro Nova Marambaia. Entre as atividades exercidas, o cargo de vice-diretor, ecônomo e diretor da Comunidade Religiosa dos Josefinos de Murialdo. 
 
Em 2013 atuou como membro do Conselho Presbiteral e Vigário Episcopal da Região São João Batista. Ainda participou de forma permanente de cursos, momentos de espiritualidade, retiros mensais e anuais até a eleição, pelo Papa Francisco, como Bispo Auxiliar de Belém do Pará, em 8 de janeiro de 2014. 
 
No dia 19 de março de 2014 foi ordenado Bispo Auxiliar e adotou como lema episcopal “Vim para servir”, no dia de São José, padroeiro da congregação da qual o bispo faz parte, em Vista Alegre do Prata. 
 
Em 2015 completou o Jubileu de Prata de ordenação presbiteral, com missa em ação de graças na Paróquia Santa Edwiges, onde atuou como pároco por 15 anos. Desde o ano de 2015, faz parte da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB como bispo representante da Pastoral Juvenil do Regional Norte II da CNBB. No mesmo ano assumiu a Pastoral da Ilhas como Bispo responsável. Em junho de 2016 foi nomeado pela Presidência da CNBB Nacional como bispo Referencial da Pastoral do Turismo.
 
 
 



Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade