DATA DE PUBLICAÇÃO: 07/08/2017
- Diminuir + Aumentar

Agrovila de Macapazinho, em Castanhal, realiza Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Foto: Salim Wariss
 
No primeiro domingo de agosto (6), a agrovila de Macapazinho, distante cerca de 15 quilômetros do município de Castanhal, realizou a edição de número 90 do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, abrindo as comemorações marianas no Estado. 
 
O tema deste ano foi “Maria, Mãe e rainha das famílias”. O festejo atraiu devotos de várias localidades que homenagearam a Mãe de Jesus. A programação iniciou na agrovila de Boa Vista com Missa e depois seguiu pelas águas do rio Apeú, caminho que contou com pequenas embarcações e louvores dos devotos de Nossa Senhora até a agrovila de Macapazinho. 
 
 
Tradição Mariana
 
Segundo relatos dos moradores locais, o Círio de Macapazinho foi resultado de uma promessa de um professor de música feita a Nossa Senhora, depois de um período de complicações na saúde. Após o milagre, começou o tradicional cortejo. 
 
Foto: facebook.com/ciriodemacapazinho
 
 
Fotos: Priscila Pinheiro
 
O manto
 
A confecção dos mantos de Nossa Senhora de Nazaré para o círio de Macapazinho foi passado de geração em geração pela família Wanzeler. 
 
De acordo com a professora, Maria das Graças Wanzeler, por serem de uma família católica e por terem nascido em Macapazinho, além da devoção existe também um amor pela localidade, o que levou a família a costurar um dos ícones que revestem a imagem de nossa senhora. 
 
“A nossa relação de amor com a cidade é muito grande, minha mãe nasceu na em Macapazinho, e nós, eu e minha irmã, criamos uma afeição desde a partida da minha avó e da minha mãe. Por isso, nós resolvemos ajudar confeccionando o manto. Estamos há dois meses trabalhando neste manto por ser tradição na família”, explicou. 
 
De acordo com ela, poder fazer parte dessa festa é um momento de muita emoção. “É um presente que nós damos à Nossa Senhora e à cidade de Macapazinho”. 
 
Texto: Priscila Pinheiro
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade