DATA DE PUBLICAÇÃO: 10/08/2017
- Diminuir + Aumentar

Feliz aniversário, Dom Irineu Roman!

Foto: Luiz Estumano
 
Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém, celebra nesta quinta-feira (10), o Dom da Vida, em seu aniversário natalício de 59 anos.  O Bispo Auxiliar tem por lema a citação “Vim para Servir”, extraída do Evangelho de São Marcos 10,45, e no dia do seu aniversário, não será diferente, ele estará servindo a Deus e cumprindo agenda episcopal. 
 
Às 8h30, Dom Irineu terá reunião com o Conselho Episcopal. Às 14h, ele estará ao vivo na Rádio Nazaré para apresentar o programa “Entre Nós”, e às 18h, preside Santa Missa com diáconos permanentes da Escola Diaconal Santo Efraim. Participarão também candidatos ao diaconato. 
 
Trajetória 
 
Nascido em Vista Alegre do Prata-RS, em 10 de agosto de 1958. Ingressou no Seminário Josefino da Congregação de São José em 1973. Fez os primeiros votos religiosos no ano de 1980. Foi ordenado presbítero no dia 1º de janeiro de 1990, por Dom Paulo Moreto.
 
Durante sua caminhada como padre, colaborou de forma especial no acompanhamento de jovens e na formação de Seminaristas. Em Porto Alegre, de 1987 a 1989, especializou-se em Pastoral Juvenil, tendo atuado na área de pesquisa, acompanhamento e formação cristã de jovens.
 
Em Caxias do Sul, exerceu atividades de formador nos Seminários da Congregação de São José, professor nos Colégios da Congregação e vigário paroquial nos primeiros anos de presbítero.
 
Em Brasília (DF) atuou como vigário paroquial da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Planaltina (DF), entre 1994 a 1998.
 
No ano de 1999, estudou Missiologia em São Paulo em nível de Pós-Graduação. No mesmo ano foi enviado pela Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, para Belém do Pará, o qual , em 17 de outubro de 1999, assumiu o cargo de pároco da Paróquia Santa Edwiges. Em 2002 foi nomeado por D. Vicente Zico, Vigário Episcopal da Região São João Batista, tendo permanecido nesses ministérios até a data de sua nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém.
 
A Ordenação Episcopal ocorreu no dia 19 de março de 2014, na Paróquia São José em Vista Alegre do Prata, pertencente à diocese de Caxias do Sul-RS. Lema Episcopal: “Vim para Servir” (Mc 10,45).
 
Atualmente, Dom Irineu Roman é bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém – Pará.
A nível de CNBB, Dom Irineu Roman, exerce o cargo de Secretário da CNBB Regional Norte II.
 
Desde o ano de 2015, faz parte da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB como bispo representante da Pastoral Juvenil do Regional Norte II da CNBB.
Em junho de 2016 foi nomeado pela Presidência da CNBB Nacional, como bispo Referencial da Pastoral do Turismo.
 
Apresenta na Rádio Nazaré o programa “Entre Nós”, todas as quintas-feiras, às 14h, e na TV Nazaré o programa “Comunidade Viva”, sábado 8h05 e domingo 9h30.
 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade