DATA DE PUBLICAÇÃO: 08/07/2019
- Diminuir + Aumentar

Festividade de Nossa Senhora do Carmo em Benevides

Foto: Luiz Estumano
 
Em 2019, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo promove festa em honra a sua padroeira com o tema “Com Nossa Senhora do Carmo, vamos evangelizar”, no período de 13 a 21 de julho, em Benevides.

No dia 11, a partir de 5h30, saíra uma procissão da Igreja Matriz com destino ao Convento das Carmelitas e na chegada haverá Santa Missa. Na manhã seguinte, dia 12, a procissão percorre algumas ruas até a Igreja Matriz e na chegada terá celebração eucarística.

O sábado, dia 13, será marcado pela Trasladação. Antecedendo a procissão, às 19h, ocorrerá Santa Missa e ao final a trasladação iniciará com destino a Canutama.

No dia 14 (domingo) acontecerá o Círio de Nossa Senhora do Carmo com programação a partir de 7h30 com a Missa de Abertura do Círio. Ás 8h30 o Círio toma as ruas de Benevides e terá celebração eucarística após a chegada da romaria. Ainda neste dia haverá a oração do ofício, 18h30 e Santa Missa, às 19h.

Durante a festividade haverá a oração do Ofício, sempre às 18h30, e as celebrações serão realizadas às 19h, com cada grupo e movimento da Paróquia responsável por uma noite.

O dia 16 de julho é dedicado a Nossa Senhora do Carmo e é feriado municipal em Benevides. Nesta data a programação será intensa com celebrações às 8h e às 19h. Após a Missa de 8h acontecerá o Círio das Crianças, com saída do Carmelo até a Igreja Matriz. Na quarta-feira, 17, além da Missa das 19h também haverá missa dedicada aos enfermos e aos idosos, às 9h da manhã.

O domingo, 21, será o encerramento da festa com celebração eucarística, às 8h, com bênção dos veículos. O Ofício será às 18h30 e Santa Missa, às 19h. E a celebração de encerramento será às 20h, em frente à Igreja Matriz.

No decorrer dos dias festivos também haverá programação cultural com apresentações musicais e culturais. No dia 14 de julho será o almoço do Círio, no salão da Paróquia, com atrações musicais. A programação encerra no dia 21.

Desde o mês de maio, a Paróquia realiza visitas da Imagem de Nossa Senhora do Carmo em instituições públicas e privadas, escolas e em comunidades ligadas a Matriz. E desde junho são promovidas novenas de Nossa Senhora do Carmo nas residências.

Círio de Benevides

O primeiro Círio de Benevides ocorreu em 10 de julho de 1955, assistido pelo padre Marcos Schawalder, vigário de Santa Izabel do Pará, na época. A primeira romaria se realizou por iniciativa dos fiéis da época, que foram inspirados pelo Círio de Nazaré, em Belém.

O segundo domingo do mês de julho foi escolhido para o Círio, tradição preservada até hoje. Em 2019 a romaria chega a sua 64ª edição.

Festividade Nossa Senhora do Carmo
Período: 13 a 21 de julho de 2019
Local: Paróquia Nossa Senhora do Carmo
Av. Augusto Meira Filho – Benevides
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade