DATA DE PUBLICAÇÃO: 19/07/2019
- Diminuir + Aumentar

Tríduo em honra a Santo Inácio de Loyola inicia dia 28

Fotos: Assessoria Arquidiocese de Belém e divulgação.
 
A Paróquia Santo Inácio de Loyola, localizada no bairro do Icuí Guajará, realizará um Tríduo em preparação a festividade de seu padroeiro, a partir do dia 28 de julho. Na ocasião, a Igreja também receberá a Relíquia de primeiro grau de Santo Inácio de Loyola, vinda de Roma, na Itália.

O Tríduo iniciará no dia 28 (domingo) com Missa Solene, às 9h, na Capela de Lourdes, sede da comunidade dos padres jesuítas aqui em Belém. Na segunda-feira, 29, às 18h, haverá Santa Missa na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Na terça-feira, 30, a programação será na Paróquia São Vicente de Paulo, situada no bairro do Paar, em Ananindeua, com celebração eucarística, às 19h, presidida pelo cônego Silvio.

No dia 31, data dedicada ao padroeiro, às 18h, a Relíquia de Santo Inácio de Loyola sairá da Paróquia São Vicente de Paulo em carreata pelas ruas dos bairros do Paar e Icuí Guajará até a Igreja Matriz do padroeiro. Na chegada haverá Missa Solene presidida pelo padre Adelson Santo, único brasileiro professor da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e que virá exclusivamente para entrega da Relíquia..
 
Relíquia de primero grau de Santo Inácio de Loyola chegará ao Pará.
 
Relíquia de Santo Inácio de Loyola

A relíquia de Santo Inácio de Loyola é de primeiro grau e consiste em um pedaço do osso do padroeiro.  Foi uma doação da Cúria Geral dos Jesuítas, em Roma, e será entregue pelo padre Adelson Santos, único brasileiro professor da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

O processo para adquirir a relíquia para a Paróquia de Santo Inácio de Loyola, no bairro do Icuí Guajará, em Ananindeua durou cerca de dois anos e contou com o auxílio do padre Adelson Santos.

A relíquia já está a caminho do estado do Pará e realiza peregrinações nas casas da Ordem Jesuíta dentro e fora do Brasil. No dia 26 chega ao país e segue para o Pará. No dia 28 de julho, dentro da programação do Tríduo, ela será apresentada aos fiéis em Missa Solene, na Capela de Lourdes.

Para o padre Edvaldo Amaral, pároco em Santo Inácio de Loyola, a doação da relíquia para a paróquia é uma bênção. “Ele (Santo Inácio) é o principal impulsor da contra reforma católica e seus missionários jesuítas levaram a fé e a cultura pelo mundo inteiro. Nós nos sentimos profundamente abençoados e privilegiados de pode acolher esta relíquia, que naturalmente, é um grande presente para a Arquidiocese e para a nossa paróquia”, contou o sacerdote.

Célio Lima, assessor jurídico da Paróquia e paroquiano, ressalta que a presença da relíquia ajuda a revigorar o ânimo da caminhada em comunidade: “é revigorar aquele nosso interior. É voltar a ver aquele caminho, a gente contemplar o caminho da salvação, contemplar quem dá uma esperança mesmo tendo tanta violência, tantos problemas que o Brasil passa, mas encontrarmos uma visão de esperança, uma visão da salvação através dos exercícios de santo Inácio e através da oração”, concluiu o paroquiano.

Festividade 2019

A Festividade de Santo Inácio de Loyola 2019 refletirá o tema “Somos Igreja viva, em saída, semeando o evangelho” e ocorre de 2 a 10 de agosto com programação litúrgica e cultural.

Serviço:

Tríduo Santo Inácio de Loyola
Período: 28 a 31 de julho
Local: Paróquia Santo Inácio de Loyola
Rua Santa Fé, 33 – Icuí Guajará – Ananindeua
 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade