DATA DE PUBLICAÇÃO: 30/07/2019
- Diminuir + Aumentar

Festa de São Tarcísio na Arquidiocese de Belém

 
 
O Conselho Arquidiocesano de Servidores do Altar com o apoio da Arquidiocese de Belém promove de 3 a 17 de agosto festa de cunho religioso em homenagem a São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas e dos acólitos - membros da Igreja, instituídos ou não, que auxiliam os ministros ordenados nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Santa Missa -. A 12° edição da festividade a nível arquidiocesano tem a temática “São Tarcísio, ardor missionário pela Eucaristia” e está estruturado em três momentos: Missa de Abertura da Festividade, Atos Devocionais nas paróquias da Arquidiocese de Belém e Tríduo. No encerramento, dia 17, a tradicional procissão com a imagem do santo.

A Missa de abertura da festividade será na próxima sexta-feira, 3 de agosto, às 9h30, na Matriz da Paróquia de Santa Cruz, no bairro do Marco, com a presidência do padre Plínio Pacheco, pároco da Igreja de Santa Cruz. De 4 a 14, ocorrem nas paróquias os Atos de Devoção, momento em que os Servidores do Altar fazem a renovação do serviço, da fé em Cristo Jesus e no padroeiro. De acordo com a comissão organizadora da festividade, a Arquidiocese de Belém reúne cerca de 1500 Servidores do Altar.    

Dia 15, às 9h30, ocorre a abertura do Tríduo em Honra a São Tarcísio, com Missa Solene em honra a o santo, na Matriz da Paróquia de Santa Cruz, no Marco. Dia 16, segundo dia do Tríduo, Adoração, às 18h, na Matriz da Paróquia de Cristo Peregrino, localizada na Rua Liberdade, s/n, bairro Guanabara, em Ananindeua.

Dia 17, terceiro dia do Tríduo, será marcado com um momento particular para os Servidores do Altar e, também, para a Arquidiocese de Belém, pois haverá a Procissão em honra a São Tarcísio. A procissão desse ano faz memória às primeiras procissões que saiam da Igreja Matriz de São Francisco de Assis, conhecida popularmente como Capuchinhos, localizada na Travessa Castelo Branco, 1541, bairro de São Brás, rumo à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro de Nazaré. A ocasião pretende reunir as dioceses e prelazias sufragâneas da Arquidiocese de Belém, em memória ao antigo território da Diocese de Santa Maria de Belém do Grão Pará, que este ano completa 300 anos.

O Tríduo inicia-se às 7h30, na Paróquia dos Capuchinhos. Em seguida, às 8h, haverá a procissão em honra do santo, que percorrerá algumas ruas da cidade de Belém, rumo à Basílica Santuário de Nossa Senhora, localizada no bairro de Nazaré. À chegada, prevista para às 10h, haverá Santa Missa Solene, sob a presidência do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.   
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade