DATA DE PUBLICAÇÃO: 07/08/2019
- Diminuir + Aumentar

Arcebispo de Belém ordena 38 diáconos permanentes no dia 15

Foto: Divulgação.
 
Em Santa Missa, no dia 15 deste mês, às 9h, na Basílica Santuário de Nazaré, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, ordenará 38 candidatos ao diaconato permanente. Este momento faz parte da programação comemorativa de 300 anos da criação da Diocese de Belém.

Os candidatos percorreram um caminho de quatro anos de formação na Escola Diaconal Santo Efrém (EDSE) até o momento da ordenação. Neste período foram introduzidos à Filosofia, estudos teológicos, bíblicos, litúrgicos e pastorais pela equipe formativa, além da introdução dos conceitos humanos e sacramentais com destaque para o Batismo e o Matrimônio.

O padre Valdinei de Lima Silva, formador presente em todas as etapas dos candidatos, lembrou que para que os candidatos pudessem participar da Escola Santo Efrém precisaram atender alguns requisitos destacados pela Igreja: indicação do pároco da paróquia que frequentam; terem, no mínimo, 36 anos de idade; se casados, dez anos de matrimônio e, ainda neste quesito, possuírem pleno consentimento da esposa e, caso hajam, dos filhos.

No primeiro da formação, eles receberam às Ordens Sacras e no segundo ano, o Ministério do Leitorato e no terceiro, o do Acolitado. Também passaram seis meses de experiência pastoral com estágio nas paróquias da Arquidiocese de Belém e no primeiro final de semana de agosto participaram por retiro formativo na Casa de Retiros Monte Tabor, em Icoaraci, como requisito para a ordenação.

Para Padre Valdinei de Lima Silva a missão do diácono está na caridade aos pobres e na assistência ao serviço do altar: “nesses 300 anos da Diocese de Belém estes diáconos darão suporte na evangelização. Eles serão desbravadores da evangelização, dando auxílio para que a Igreja seja mais próxima, cresça e evangelize”.
Na ocasião, o Arcebispo de Belém celebra 46 anos de Ordenação Sacerdotal e comemora a data com as ordenações.

Dom Alberto Taveira Corrêa foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1973 e exerceu seu ministério na Arquidiocese de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Reitor do Seminário, Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pároco em várias paróquias, Vigário Forâneo, Vigário Episcopal para a Pastoral e Capelão de Hospital.

Em 06 de julho de 1991 foi ordenado Bispo, como Auxiliar de Brasília. Em 31 de maio de 1996 tomou posse como primeiro Arcebispo Metropolitano de Palmas, no Tocantins. E em 30 de dezembro de 2009 foi nomeado o 10º Arcebispo Metropolitano de Belém, tomando posse em 25 de março de 2010.

Serviço:

Ordenação de 38 diáconos permanentes

Data: 15 de agosto de 2019
Horário: 9h
Local: Basílica Santuário de Nazaré
Av. Nazaré, 1300 - Nazaré
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade