DATA DE PUBLICAÇÃO: 13/08/2019
- Diminuir + Aumentar

Pastoral da Criança e Santa Casa lançam a campanha “Laços Dourados: solidariedade que alimenta a vida”

Fotos: Luiz Estumano.
 
No último sábado, 10, foi lançada a campanha “Laços Dourados: solidariedade que alimenta a vida”, uma parceria da Pastoral da Criança, da Arquidiocese de Belém com a Santa Casa de Misericórdia, com o objetivo de incentivar a doação de leite materno.

O lançamento contou com a participação de representantes da Pastoral da Criança, Corpo de Bombeiros, Santa Casa de Misericórdia e Governo do Estado do Pará no salão da Paróquia São Pedro e São Paulo, localizada no bairro do Guamá.

A campanha é uma atividade concreta do Agosto Dourado, mês dedicado a intensificação de ações para a importância do leito materno e da amamentação. A iniciativa surgiu a partir da experiência de um agente da pastoral que, ao identificar uma mãe em estado de desnutrição e que não conseguia amamentar, buscou o serviço de banco de leite da Santa Casa, que na ocasião estava abastecido com apenas um litro de leite para suprir a alimentação de 94 crianças e não poderia atender a família de Icoaraci.

Para Cynara Souza, coordenadora do Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia, a parceria é importante, porque promove a difusão das informações sobre o assunto em vários locais da cidade. “Nós vislumbramos essa parceria em virtude de ampliarmos a informação da importância da amamentação e da doação do excedente de leite. Iniciando aqui pelo Guamá, que também é um dos nossos bairros populosos e que nós precisamos atingir quem ainda não teve a oportunidade de ter essa informação, que a amamentação deve ser estendida até o sexto mês de idade e continuada até o segundo ano de vida ou mais”, ressalta a coordenadora.
 
Reunião foi o primeiro passo da parceria entre Santa Casa e Pastoral da Criança.
 
O encontro foi o passo inicial da parceria. A partir de agora o objetivo é alinhar e delinear acordos de trabalho como explicou a coordenadora do banco de leite.

A Pastoral da Criança promove um trabalho de visita as mães e mantém uma relação próxima as famílias. A partir disto poderá auxiliar de forma efetiva na coleta do leite materno, como destaca Eurídes Borges, coordenadora da Pastoral da Criança Arquidiocesana.

 “Surgiu a necessidade de fazer essa parceria, porque a pastoral da criança visita as famílias, vai a casa das mãezinhas, principalmente aquelas que estão amamentando, a gente sabe quais as mãezinhas que estão amamentando, aquelas que já tem um ano e ela já pode estar doando esse leite também pra Santa Casa para ajudar nesse banco de leite. Então surgiu essa idéia de eles fazerem um projeto e como esse mês,para nós, da pastoral da criança, que é um mês dourado, do aleitamento materno então vamos fazer essa parceria”.

Eurídes também explica que o projeto irá auxiliar no serviço realizado pelo Corpo de Bombeiros, pois a Pastoral tem mais facilidade para acessar alguns locais de Belém. “Santa Casa e Pastoral da Criança para que a gente possa ajudar, porque os bombeiros também estavam encontrando dificuldades para ir até essas mães, buscar esse leite por causa do risco que eles estavam correndo. E para nós a facilidade é maior: entrar até as periferias, visitar e buscar esse leite e trazer para um pólo. Pretendemos ampliar para as outras regiões para suprir essa grande necessidade da Santa Casa.”
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade