DATA DE PUBLICAÇÃO: 17/12/2019
- Diminuir + Aumentar

Bragança homenageia São Benedito

Fotos: Reprodução Facebook.
 
No próximo dia 26, quinta-feira, acontecerá a 221ª Marujada em homenagem a Festividade do Glorioso São Benedito, no município de Bragança, Nordeste do Pará. A festa iniciou no dia 28 de novembro com Santa Missa e apresentação do Cartaz de 2019.
 
Na última quinta-feira, 16, a programação seguiu com a saída da Imagem de São Benedito dos Campos, da residência da Sra. Beatriz Queiroz, no Bairro da Vila Sinhá, com entrada solene na Igreja que homenageia o padroeiro. E no dia 17 aconteceu a saída da Imagem de São Benedito da Praia da residência da Sra. Izabel Pereira, no bairro Padre Luís, com entrada solene na Igreja. Em seguida iniciou a lavagem da Igreja de São Benedito. 
 
No dia 18 será a Abertura da Festividade de 2019 com uma extensa programação a partir de 4h30 da manhã com concentração no Teatro Museu da Marujada. Na ocasião, as marujas e marujos se vestem de traje em azul e branco para conduzir e hastear o mastro no largo de São Benedito. Nesse mesmo dia, inicia a novena em honra a São Benedito, diariamente, sempre às 19h30. 
 
O dia 18 também será marcado pela inauguração da imagem de São Benedito do Mirante do Camutá, que passou por obras desde sua queda em maio deste ano. A capela situada abaixo do Mirante também passou por reforma e recebeu uma nova pintura que faz memória a história de Bragança e de seus primeiros moradores.
 
A pintura foi idealizada pelo artesão Valdeci dos Santos, vencedor do concurso “São Benedito de Arte Popular”, promovido pelo Governo do Estado, em julho deste ano, e aprovada, pelos padres da Irmandade de São Benedito de Bragança, em visita técnica as obras no local em novembro.
 
A parte externa do mirante também está com novas cores para seguir o modelo da Paróquia de São Benedito, situada no bairro centro da cidade, para onde a imagem de 16,5 metros do padroeiro está direcionada.
 
Os ensaios dos marujos e marujas acontecem nos dias 18, 20, 22 e 24 de dezembro no Barracão da Marujada (Largo de São Benedito) às 20h30, após a Santa Missa, para coreografar o principal ritmo da festividade, o retumbão.
 
Tradicional marujada no dia 26 de dezembro.
 
Nos dias 19, 21 e 23 de dezembro terão programações culturais sempre às 21h. No dia 21 haverá apresentação do Grupo Maní de Urutá, seguido de Almirzinho Gabriel e Deliane Uchôa (show Reggaeria) e no dia 23 haverá apresentação de Alex Ribeiro, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, Desportos e Turismo.
 
Na data de 25 de dezembro acontece a Ladainha na Igreja de São Benedito, com as Comissões de Esmolações de São Benedito. O traje para o evento, em homenagem, ao Menino Jesus são as cores azul e branco.
 
No dia 26 de dezembro (quinta-feira), em que é celebrado o Dia de São Benedito, em Bragança, a programação inicia com Missa Solene presidida por Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, Bispo Diocesano de Bragança do Pará, no Largo de São Benedito, seguida de novena em honra ao padroeiro.
 
Ainda nesta data, às 16h, haverá a procissão solene com a Imagem do padroeiro do Andor, que fará o seguinte percurso: Largo de São Benedito, Avenida Visconde do Rio Branco, Travessa Senador José Pinheiro, Avenida Visconde de Sousa Franco, Praça da República, Alameda Leandro Ribeiro, Travessa Coronel Antônio Pedro, Praça da Bandeira, Avenida Nazeazeno Ferreira, Travessa Dom Pedro I e Rua Pinheiro Júnior retornando para o Largo de São Benedito.
 
Na chegada ocorre celebração campal e ao final terá a apresentação da Marujada, no Teatro Museu.
 
Marujos e marujas em azul para homenageiar o menino Jesus.
 
A festa encerra no dia 1º de janeiro com Missa Solene em honra a Maria, na Igreja de São Benedito, sob a responsabilidade da Diretoria e Equipe de Liturgia da Festividade. No encerramento da celebração eucarística será ofertado um café da manhã para marujas e marujos com traje vermelho e branco pelos juízes da Festividade 2020. Ao longo do dia haverá apresentação da dança da Marujada.
 
Origem
 
A Marujada teve início em 1798, completando este ano 221 anos, e em sua origem foi criada por escravos, após ter sido concedida por seus senhores. O ritmo principal da festa é o retumbão e a festa é celebrada, em sua maioria, por mulheres. No dia 25 as mulheres se vestem com saias azuis e homens com camisas azuis. E para celebrar o dia de São Benedito, ambos se caracterizam nas cores vermelho e branco. 
 
Serviço: 
 
Festividade em honra a São Benedito
Período: 18 a 26 de dezembro.
Local: Bragança 
Veja a programação completa aqui.
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade