DATA DE PUBLICAÇÃO: 17/01/2020
- Diminuir + Aumentar

Os 404 anos de Belém são celebrados com diversas programações na manhã deste domingo

Foto: Luiz Estumano.
 
As comemorações pelo aniversário de 404 anos de fundação da cidade de Belém movimentaram a capital paraense na manhã deste domingo, 12. Uma grande programação foi preparada pela Prefeitura de Belém para festejar mais um ano da cidade das mangueiras. 
 
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, acompanhado de secretários municipais e outras autoridades, assistiu à missa em ação de graças presidida pelo bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro.
 
A celebração foi aberta ao público, que lotou a Igreja da Sé (Catedral Metropolitana de Belém), no bairro da Cidade Velha. Durante a homilia, o bispo auxiliar fez questão de lembrar do trabalho do servidor municipal, ressaltando a importância de servir à população para a construção de uma cidade melhor. Durante a fala, Zenaldo destacou os avanços da cidade e parabenizou Belém.
 
“Essa celebração renova as nossas forças para trabalhar pela cidade neste que é o nosso último ano de gestão. E parabenizo Belém por mais um aniversário”, disse.
 
No fim da celebração, um momento emocionou o público presente, Zenaldo, acompanhado da pequena Alana Medeiros, de 8 anos, estudante da Escola Municipal Silvio Leandro, levou um ramalhete de flores até o altar de Nossa Senhora de Belém. O gesto emocionou a mãe da garota, a assistente administrativa Raquel Medeiros. “Estou muito emocionada e orgulhosa da minha filha. Foi lindo vê-la participar de um momento tão especial para a nossa cidade”, disse.
 
 Após a missa, Zenaldo foi até a praça Frei Caetano Brandão, onde estava sendo realizada a Feira de Adoção de Cães e Gatos.
 
Parabéns - A comemoração seguiu com um dos momentos mais esperados, o corte do bolo. Uma das primeiras pessoas na fila era a aposentada Maria das Graças Santos, 68 anos, moradora do conjunto Cordeiro de Farias, no bairro do Tapanã. “Cheguei às 6h. Todo ano eu venho e esse bolo tem um gosto especial, eu pego meu pedaço e depois vou passear pela cidade. Desejo para Belém tudo de bom e muita saúde para todos”, celebrou.

Uma equipe de 40 pessoas estava envolvida no corte e na distribuição do bolo para a população, entre eles servidores da Coordenadoria de Turismo de Belém (Belemtur), da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae) e da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
 
Foram 20 metros de bolo com recheio de goiabada, mousse de maracujá, doce de leite e baunilha, com cobertura de glacê mesclado, chocolate, além de frutas cristalizadas e naturais e vinho do porto, produzido pela panificadora Versailles e pelos moinhos de trigo Ocrim e Cruzeiro do Sul. Foram utilizados 1.560 ovos, 100 quilos de trigo, 100 quilos de açúcar, 35 litros de leite, 90 quilos de doce de leite, 15 quilos de glacê, 10 quilos de frutas cristalizadas, 30 quilos de manteiga.
 
O “Parabéns para você” foi cantado às 10h, com a participação do prefeito e autoridades. Após a celebração, o bolo foi distribuído para as centenas de pessoas que se aglomeraram para ganhar um pedaço.
 
A feirante Sueli Dunas, que trabalha há 47 anos no Mercado de Carne Francisco Bolonha, ganhou o primeiro pedaço das mãos de Zenaldo e ficou muito feliz: “Receber o primeiro pedaço de bolo dele foi maravilhoso”.
No discurso, Zenaldo destacou os avanços registrados na capital e anunciou a assinatura da ordem de serviço de reforma do Mercado do Ver-o-Peso, que irá passar por obra na cobertura, nas instalações elétricas, recuperação de piso e drenagem.
 
“A população atendeu ao convite e veio aqui fazer esse gesto para nossa cidade e participar dessa celebração. Também assinamos a ordem de serviço para o início da obra de reforma do Ver-o-Peso, que será executada em oito meses”, anunciou o prefeito.
 
Concurso - Depois do corte do bolo, duas boieiras vencedoras do concurso do Circuito Gastronômico - Mercado Criativo, realizado no sábado, 11, foram premiadas. Pelo júri técnico o vencedor foi o prato Vatapá Caboclo, preparado pela Hildely Porpino, conhecida como Tiêta, e pelo júri popular foi o prato Filhote de Carimbó, preparado por Bete Medeiros.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade