DATA DE PUBLICAÇÃO: 29/01/2020
- Diminuir + Aumentar

Programação de acolhida e posse do primeiro Arcebispo de Santarém

Fotos: Aritana Aguiar.
 
Nesta terça-feira, 28 de janeiro, Dom Irineu Roman, CSJ, o primeiro Arcebispo da Arquidiocese de Santarém, chegou a cidade, pela parte da tarde, no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca. Ele foi recepcionado pelo padre Odirley Maia, Administrador Diocesano, pelo secretário de Governo do Estado, Henderson Pinto; pelo prefeito do município, Nélio Aguiar; pelo vice-prefeito, José Maria Tapajós e autoridades, comissão de acolhida e padres da Diocese.
 
Na sala de desembarque, o Arcebispo foi acolhido pela orquestra jovem “Maestro Wilson Fonseca” com a regência do maestro Agostinho Fonseca com a música “Saudação a Dom Irineu”, de autoria do desembargador Vicente Malheiros da Fonseca. Na saída da sala de desembarque Dom Irineu fez seu primeiro pronunciamento em solo santareno.
 
Ele agradeceu ao Papa Francisco pela nova missão que deseja realizar com muita sabedoria junto a Igreja de Santarém: “Eu estou aqui para servir para trabalhar com muita sabedoria junto com essa igreja viva, que é composta por todos aqueles que são ordenados e por aqueles que são batizados para servir a Deus, para engrandecer esse povo do Pará, da Amazônia, do Baixo Amazonas e do Tapajós”, ressaltou Dom Irineu.
 
Após o discurso ocorreu uma carreata com saída Aeroporto Maestro Wilson Fonseca e seguindo o itinerário com destino ao Seminário São Pio X, localizado na Rodovia Santarém: Av. Fernando Guilhon, Av. Cuiabá, Av. Plácido de Castro, Trav. Frei Ambrósio, Av. São Sebastião, Av. Barão do Rio Branco, Catedral, Av. Tapajós, Rua Adriano Pimentel, Trav. Nazaré, Rua dos Artistas, Av. Mendonça Furtado, Trav. Professor José Agostinho, Rod. Curuá-Una, Av. Muiraquitã, Trav. Natal, Av. Marajoara, Rua Quixadá, Trav. Boa Esperança, Rod. Cuiabá com chegada no Seminário São Pio X. Durante o percurso foram feitas diversas homenagens.
 
Na chegada, em torno de 18h, foi realizada uma cerimônia de recepção com a presença de autoridades locais e representantes eclesiais, civis e militares.
 
Dom Irineu foi acolhido no Aeroporto de Santarém.
 
A programação de boas vindas continua no dia 29 (quarta-feira) com entrevista coletiva nas dependências do Sistema Diocesano de Comunicação. Ainda neste dia, Dom Irineu participa de almoço na Assembleia dos Missionários do Verbo Divino com todos os padres. E às 19h ocorre um momento orante celebrativo. 
 
No dia 30 (quinta-feira) o Arcebispo de Santarém realiza algumas visitas. Pela manhã, às 9h, à Catedral, Cúria e Centro Diocesano de Pastoral. E no início da noite viaja para Belém. No dia seguinte, 31, segue da capital paraense para Altamira para a instalação da Diocese do Xingu.
 
No sábado, 1º de fevereiro, ainda em Altamira, Dom Irineu participa da cerimônia de instalação da Diocese do Xingu e posse de Dom João Muniz. Ao final do dia, ele segue para Santarém.
 
No dia 2 fevereiro (domingo), Festa da Apresentação de Nosso Senhor, será realizada a posse de Dom Irineu com a criação da Província Eclesiástica e Arquidiocese de Santarém, às 9h, na Igreja São Francisco de Assis, situada no bairro Caranazal. 
 
A celebração eucarística terá a presença de Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil. E será transmitida, ao vivo, pela Rede Nazaré de Televisão, canal 30.1 ou sintonia de sua cidade, pelo Portal Nazaré e pela página no Facebook:/FNCBelem. No mesmo dia, o Arcebispo preside sua primeira missa na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, Sé metropolitana.
 
Carreata seguiu pelas ruas de Santarém com homenagens ao Arcebispo.
 
Como parte de seus primeiros compromissos como Arcebispo de Santarém, Dom Irineu se reúne, na manhã do dia 3, com a comissão do Governo da Arquidiocese. E pela parte da tarde, com o clero arquidiocesano e religioso.
 
Entre os dias 04 e 06 de fevereiro participa do Retiro dos Padres. E na sexta-feira, 7, realiza  viagem para Belém rumo a Tucumã para a celebração de criação da Prelazia do Alto Xingu, no dia 9 de fevereiro. No dia seguinte, 10, retorna para Santarém.
 
Arquidiocese de Santarém
 
A nova arquidiocese, que, como diocese, ficou quase um ano vacante, mantém a formação geográfica. Sua extensão territorial de 171.906 km² conta com 447.923 habitantes. Formada por sete municípios: Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, Aveiro, Prainha, Monte Alegre e Almerim. 
 
Possui 12 regiões pastorais, 24 paróquias, 19 áreas pastorais e 803 comunidades. O clero santareno é formado por 44 sacerdotes, 33 padres de cinco congregações religiosas. 
 
A vida religiosa feminina conta com sete congregações atuantes através de 37 religiosas. A Arquidiocese de Santarém possui, ainda, o Seminário Menor São João Maria Vianney, com 6 seminaristas, e o Seminário Maior São Pio X com 18 seminaristas.
 
Serviço:
 
Posse de Dom Irineu com a criação da Província Eclesiástica e Arquidiocese de Santarém
Data: 02 de fevereiro de 2020
Horário: 9h
Local: Igreja São Francisco de Assis
bairro Caranazal – Santarém  
Transmissão pela Rede Nazaré de Televisão, Portal Nazaré e redes sociais.
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade