DATA DE PUBLICAÇÃO: 17/02/2020
- Diminuir + Aumentar

27ª edição do Retiro Popular é lançada na Catedral Metropolitana de Belém

Fotos: Luiz Estumano.
 
Com celebração eucarística e sessão de autógrafos foi realizado, no dia 16, o lançamento da 27ª edição do livro Retiro Popular 2020 com o tema “Edificar a Igreja”, de autoria de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, na Igreja da Sé.
 
A programação iniciou às 7h com Santa Missa em Ação de Graças na Catedral Metropolitana de Belém. E em seguida às 8h ocorreu o lançamento e a sessão de autógrafos com o Arcebispo de Belém no salão dos Pontificais, na Catedral.
 
O livro Retiro Popular é um roteiro para a quaresma, que inicia no dia 26 de fevereiro, e propõe ao leitor com passagens bíblicas, leituras e orações uma melhor vivência do tempo quaresmal. A publicação é da editora Canção Nova e está na sua 27ª edição.
 
Dom Alberto propõe um momento de aprofundamento espiritual em preparação para a Páscoa do Senhor. A partir de leitura orante, da meditação do rosário da Virgem Maria e da oração da Campanha da Fraternidade 2020 os leitores poderão se preparar bem para a quaresma à luz da Palavra de Deus. Para ele realizar o lançamento de mais uma edição é um momento de alegria e evangelização.
 
A escolha do tema surgiu a partir da proposta de apresentar uma igreja de portas abertas, como explica o Arcebispo: “Escolhi esse tema ‘edificar a igreja’, porque eu quis que o retiro popular fosse escrito a partir do ângulo da Arquidiocese de Belém, uma igreja de portas abertas. Então se o retiro popular pode ser oferecido a todas as pessoas do Brasil e do mundo, mas ainda para a nossa igreja, que quer contribuir para que vivendo a quaresma, preparando a páscoa, vivendo o nosso batismo nós possamos, de verdade, ajudar a edificar uma igreja, que seja essa igreja de portas abertas para que todos se sintam chamados a vir a Igreja de Cristo”.
 
Após Santa Missa ocorreu sessão de autógrafos no Salão dos Pontificais
 
O processo de estruturação da leitura inicia no final do ano anterior como destaca Dom Alberto: “Eu tenho que antecipar a quaresma, o que eu devo percorrer todo os temas, as reflexões ainda no final do ano e faço com muita alegria”.
 
A obra pode ser adquirida na Fundação Nazaré de Comunicação e na loja Lírio Mimoso e todo o valor arrecadado será revestido para a evangelização, como destaca o Arcebispo. “É uma grande alegria estar aqui hoje para fazer esse lançamento e, é claro, como eu sempre faço, os frutos da venda desses livros são para a Fundação Nazaré de Comunicação. Para nós evangelizarmos cada vez mais”.
 
Nesta edição, a capa do livro apresenta a imagem do Círio de Nazaré, registrada no dia 13 de outubro de 2019, e os rios da Amazônia representados pela imagem da baía do Guajará. A composição da capa foi escolha do Arcebispo Metropolitano para apresentar ao mundo a fé, a natureza e a vida na Amazônia.  “Por isso que eu quis que na capa estivesse o povo no Círio, a saída do Círio, a Catedral, a Igreja de Belém e ao fundo a baía do Guajará para dar essa tônica amazônica de tal forma que nós contribuímos positivamente para muita gente conhecer não só a nossa natureza, mas a nossa vida e a nossa fé”, detalha Dom Alberto. 
 
Inúmeros fiéis estiverem presentes para adquirir e prestigiar Dom Alberto Taveira Corrêa. Entre eles, o bancário Ronilson Regis, que estava levando várias edições para presentear toda a família. 
“Presentear todos os amigos, parentes, para todos poderem participar desse retiro popular. É um momento de muita festa, de muita oração então todos que não puderam vir aqui vão fazer parte um pouco dessa celebração”, explica o bancário. Todos os anos, Ronilson utiliza o livro como seu roteiro quaresmal: “É um momento da gente se preparar melhor, de forma orientada”, conclui Regis.
 
A Paula Bezerra faz parte de vários grupos na sua paróquia e o Retiro Popular 2020 será um guia para o fortalecimento da sua vida de oração. “Nós que pertencemos a vários movimentos de apostolado como legião de maria, que sou desde os 16 anos, apostolado de oração e os demais movimentos de Igreja, nós estávamos sem ter um direcionamento que nos aproxima mais de jesus e de nosso irmão, porque quando nós somos levados a praticar a nossa missão, nós devemos que deixar um pouco de nós e vivermos um pouco do outro então nós só temos  que agradecer ao Dom Alberto por essa grande obra e canção nova também”.
 
Fiéis prestigiaram o lançamento do Retiro Popular 2020.
 
Percurso do Retiro Popular
 
A ideia do retiro popular surgiu no ano de 1992, em Brasília, quando Dom Alberto era bispo auxiliar, e foi convidado para escrever o Retiro Popular da Arquidiocese de Brasília que direcionasse o Povo de Deus a viver melhor o período da quaresma.
 
Já em 1997, convidado pela Editora Canção, no formato de Livro, Dom Alberto iniciou a produção do tradicional Livro Retiro Popular, com título específico e circulação nível nacional.
 
Diversos assuntos para formação da vida cristã foram abordados durante os vinte e sete anos de Retiro. São reflexões sobre nossa fé e o processo de nos firmamos e renovarmos em Deus. Sobre esse processo destaca-se a fala de Dom Alberto, na coletiva de lançamento do Retiro Popular do ano de 2010, onde abordou sobre da fé. “Deus nos quer tão bem que ele tem sede da nossa fé”.
 
“O Retiro Popular é preparado para oferecer aos que dele participam a oportunidade de vivência quaresmal, à luz da Palavra de Deus. A abundância de textos da Sagrada Escritura, citados no correr da proposta de Retiro ou nas notas, visa abrir o horizonte, para que seja justamente a Palavra fonte principal da oração quaresmal, como acontece com a Sagrada Liturgia”, destaca Dom Alberto.
 
Ao longo dos vinte e sete anos o livro Retiro Popular tornou-se tradição nas famílias católicas, o que proporcionou no ano de 2007 a venda recorde de mais de 70 mil exemplares em todo Brasil. Até a última edição soma-se mais de 850 mil exemplares vendidos pela Editora Canção Nova. 
 
O livro Retiro Popular 2020 pode ser adquirido na Fundação Nazaré de Comunicação e na loja Lírio Mimoso. 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade