DATA DE PUBLICAÇÃO: 18/02/2020
- Diminuir + Aumentar

Secretários paroquiais recebem formação sobre o SIGEPA

Fotos: Divulgação.
 
No último sábado, 15 de fevereiro, foi realizada a primeira formação para secretários paroquiais da Arquidiocese de Belém com o objetivo de orientar e preparar na prática para o manuseio do sistema  SIGEPA, utilizado nas paróquias, junto ao conhecimento do código de direito canônico.
 
A formação ocorreu durante o todo o sábado no Centro de Cultura e Formação Cristã ministrada pelo diácono Leonildo Borges, analista de sistemas e por Renato Santos, arquivo e documentação da Cúria Metropolitana de Belém.
 
A primeira turma participou do módulo “sacramentos” e contou com 24 secretários de diferentes paróquias da Arquidiocese. A formação é divida em dois momentos: a primeira sobre a parte técnica do sistema SIGEPA orientada pelo diácono Leonildo Borges e a segunda parte relacionada a questão documental e conhecimento acerca do direito canônico, ministrada pelo Renato, como ele explica:
 
 “A formação tem dois pontos: um que é a utilização do sistema e a outra que é ver na prática o que a Igreja recomenda a partir do que diz o código do direito canônico. A gente não pode colocar o sistema acima do que a Igreja pede, é o que a gente tá batendo também nisso. O sistema ele é uma ferramenta que vai auxiliar no trabalho dos secretários, mas eles não podem também ficar presos ao sistema”, explica Renato.
 
Ele ainda ressalta que o sistema é um auxílio no serviço realizado pelos secretários, mas que deve estar de acordo com o que a Igreja pede em seu código. “Ele é uma ferramenta que veio para ajudar, para facilitar, veio para dar um outro ritmo de trabalho. Então enquanto o diácono mostra na prática a questão do sistema: como proceder, como preencher, como ele funciona. Eu entro com as explicações do que a Arquidiocese recomenda para que as paróquias façam a partir do código de direito canônico”, finaliza Santos.
 
Secretários paroquiais receberam formação sobre o SIGEPA e código de direito canônico.
 
Esta primeira turma é o passo inicial para o nivelamento dos secretários com o módulo de sacramentos e, posteriormente, a introdução em outros módulos fundamentais para o bom desenvolvimento das atividades.
 
De acordo com o diácono Leonildo, o encontro visa a capacitação e o aprimoramento do trabalho realizado nas paróquias.  “O objetivo dessa formação é preparar o secretário na prática do dia a dia deles. A gente nota as vezes a dificuldade que eles de conhecimentos técnicos e de conhecimentos do direito canônico, questões de licenças, dispensas, questões matrimoniais”, explica o diácono.
 
Próxima turma – módulo sacramentos 
 
A próxima formação para o módulo “Sacramentos” será no dia 7 de março de 2020, no horário de 8h às 18h (com intervalo de 1h), no Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), com o pagamento de uma taxa no valor de R$ 50,00.
 
As inscrições estão disponíveis e podem ser realizadas no sistema Sigepa. Para participar é necessário a utilização e o acesso ao sistema com login e senha. 
 
As inscrições só podem ser realizadas no sistema Sigepa. E para participar do curso é necessário estar acesso ao sistema com um login e uma senha. Formação voltada pra quem usa o sistema.
 
Serviço:
 
Formação para secretários paroquiais – Módulo Sacramentos
 
Data: 07 de março de 2020
Horário: 8h às 18h ( com 1h de intervalo)
Inscrições: Sistema SIGEPA com pagamento de taxa de inscrição
Local: Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC)
Rodovia BR 316, km 6
Com certificação

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade