DATA DE PUBLICAÇÃO: 18/05/2020
- Diminuir + Aumentar

100 anos de São João Paulo II

 

Foto: Reprodução Google.
 
No dia 18 de maio de 2020 se comemora o centenário de nascimento de São João Paulo II, Papa que conduziu a Igreja por quase 27 anos. No Vaticano, a data foi lembrada com Santa Missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, na capela onde está o túmulo do santo polonês.
 
Em sua homilia, o Santo Padre destacou três pontos traços do bom pastor que se identificam em São João Paulo II: a oração, a proximidade ao povo, e o amor pela justiça. Papa Francisco ainda ressaltou sobre o primeiro ponto – a oração- que o Papa João Paulo II rezava muito mesmo com todo o trabalho para guiar a Igreja.
 
A proximidade ao povo. “Não era um homem separado do povo, aliás, ia encontrar o povo e rodou o mundo inteiro, encontrando o seu povo, buscando o seu povo, fazendo-se próximo. E a proximidade é um dos traços de Deus com o seu povo” destaca o Santo Padre. E por fim sobre o terceiro ponto: o amor pela justiça, São João Paulo II lutava pela justiça plena como detalhou Papa Francisco em sua homilia: “Terceiro traço, o amor pela justiça. Mas a justiça plena! Um homem que queria a justiça, a justiça social, a justiça dos povos, a justiça que expulsa as guerras. Mas a justiça plena! Por isso São João Paulo II era o homem da misericórdia porque justiça e misericórdia caminham juntas, não se podem distinguir, estão juntas: justiça é justiça, misericórdia é misericórdia, mas uma sem a outra não está bem”. Confira a homilia na íntegra aqui.
 
Na Arquidiocese de Belém, a Comunidade Católica Casa da Juventude realiza uma programação para homenagear São João Paulo II. Nesta segunda-feira, 18 de maio, haverá Missa Solene, às 19h, com transmissão pelo perfil da comunidade no Instagram. Acesse aqui.
 
São João Paulo II
 
Karol Wojtyła nasceu em 18 de maio de 1920 na pequena cidade de Wadowice, no extremo sul da Polônia. Seu nome foi herdado do pai que se chamava Karol. É considerado atualmente o Papa da Família mesmo perdendo seus familiares muito cedo.
 
Aos nove anos de idade perdeu a mãe Emilia Wojtyła, aos 12 anos o irmão Edmund Wojtyła e aos 21 anos perdeu seu pai Karol.

 
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade