DATA DE PUBLICAÇÃO: 29/06/2020
- Diminuir + Aumentar

Padre Manuel Abraão é o novo pároco da paróquia São João Paulo II

 

Fotos: Luiz Estumano.
 
Na noite da última quinta-feira, 25 de junho, foi realizada Missa de Posse do novo pároco da Paróquia São João Paulo II, o padre Manuel Abraão Farias Pinto presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro e pelo Vigário Episcopal da Região Santa Cruz, cônego Ronaldo Menezes.
 
No início da celebração Dom Alberto Taveira Corrêa explicitou sua alegria junto com Dom Antônio pelo momento da paróquia. “Dom Antônio e eu temos a alegria de estarmos aqui com vocês nessa noite. Um momento muito importante para essa paróquia São João Paulo II. Depois de Deus ter chamado o padre Bruno para interceder por nós e pela paróquia no céu temos a alegria de hoje de apresentar e dar posse ao novo pároco dessa paróquia. O primeiro ato desta Santa Missa é agora fazer a leitura da nomeação do novo pároco”, disse o Arcebispo.
 
Em seguida, o cônego Ronaldo Menezes realizou a leitura da previsão para o novo pároco. Para o Vigário Episcopal da Região Santa Cruz a missão pastoral e o testemunho dado pelo padre Bruno Sechi será continuado pelo padre Abraão. “Quando muda um padre não muda a pastoral ele continua a pastoral de acordo com o que se planejou na Arquidiocese com as realidades paroquiais contempladas afim de que atendendo as necessidades ele possa corresponder ao que não só a Igreja espera dele como instituição, mas ao que a comunidade paroquial (as pessoas) devem receber dele como pastor. E o padre Abraão já tem experiência paroquial e vai continuar o trabalho do padre Bruno, que fazia o que a Arquidiocese ordenava e orientava dando na região Santa Cruz um bom testemunho. E esse testemunho vai continuar”, explicou o cônego Ronaldo.
 
Paroquianos de São João Paulo II acolheram novo pároco, padre Manuel Abrãao.
 
Em sua homilia, Dom Alberto fez um passeio sobre a história da paróquia e da importância das pessoas que passaram por ela e a importância da evangelização. Também fez memória do padre Bruno e seu trabalho realizado ao longo de sua passagem e a contribuição de tantas pessoas para que a paróquia chegasse onde está atualmente. “Essa paróquia já entregou o seu último tesouro no céu, padre Bruno Sechi”.
 
O Arcebispo de Belém também reafirmou sobre os novos desafios que o padre Abraão irá viver em sua nova missão. E por fim Dom Alberto fez uma reflexão sobre a escuta da palavra de Deus e a sua prática. “A missa é o coração da vida da Igreja e o pão da vida que nos sustenta”.
 
A vida sacramental sustenta nossa vida de igreja. Outra coisa que nos faz crescer para termos essa casa sólida é a vida de comunidade. “Ninguém caminha sozinho, ninguém pode ficar isolado, experiência de caridade, de solidariedade e experiência de comunidade”, finaliza o Arcebispo. 
 
Dom Alberto explicou que o trabalho do novo pároco é uma continuidade da missão do padre Bruno.
 
Após o falecimento do padre Bruno Sechi, então pároco em São João Paulo II, no final de maio deste ano a paróquia ficou sob responsabilidade do vigário, padre Igino Sala e do diácono João Bosco. E a partir do dia 25 de junho, o padre Manuel Abraão Farias Pinto assume a nova missão como pároco.
 
O sacerdote tem 56 anos e possui formação pelo Seminário São Pio X em filosofia e teologia com validação em pedagogia e ciências da religião. Foi ordenado sacerdote em 28 de março de 1992 e passou pelas paróquias Santa Cruz (em Castanhal – 1992), Santa Isabel -1993, Sant’ Ana - Apeú -1994, Nossa Senhora do Socorro - Salinas- 1995, São Caetano, São Caetano de Odivelas- 1996; todas pertenciam a Arquidiocese de Belém na época.
No período de 1997 a 2005 assumiu a Paróquia de Aparecida, em São Paulo. E ao retornar a Belém  foi vigário na Paróquia São Lucas, entre os anos de 2005 a 2007. E de 2007 a 2014 foi pároco da Paróquia Santa Bárbara. 
 
Entre os anos de 2014 e 2016 foi vigário paroquial na Paróquia Santa Rosa de Lima e no período de 2016 a 2017 foi vigário na Paróquia Santa Teresinha. Desde 2017 estava como vigário paroquial na Paróquia São Domingos de Gusmão.
 
Para o novo pároco da Paróquia São João Paulo II, a nova missão é um trabalho de continuidade do legado deixado pelo sacerdote Bruno Sechi. “É um desafio muito grande ninguém substitui ninguém, mas eu vim aqui para dar continuidade no trabalho de um homem que é referência não só para o Pará, mas para o mundo pelo trabalho que ele realizava então exigente o trabalho, mas nós estamos aí para continuar o trabalho do padre Bruno. Ninguém veio aqui substituí-lo, mas vamos dar continuidade nesse trabalho que foi de muito valor para esta comunidade e para este bairro”, explica padre Manuel.
 
O sacerdote possui experiência paroquial e já atuou em várias paróquias da Arquidiocese de Belém sempre disponível a cumprir o chamado feito pelo Arcebispo como detalha acerca da sua conversa com Dom Alberto: “foi muito serena, ele perguntou se eu estava disposto a assumir aqui e eu sim como sempre eu nunca fui empecilho para que o Bispo tivesse dificuldade em desenvolver seu trabalho na Arquidiocese. Eu sempre estive disponível na solicitação de todos os bispos que eu trabalhei”.
 
O Arcebispo de Belém destaca que o trabalho pastoral é de aprofundamento e crescimento e continua. “Essa paróquia foi muito bem tratada pelo padre Bruno durante esses anos que ele esteve aqui e ele fez muito bem e agora ele foi pro céu e está lá intercedendo por nós e pela paróquia São João Paulo II. E eu tenho a alegria de trazer hoje o padre Abraão como novo pároco dessa paróquia”.
 
A posse do padre Manuel é um aprofundamento e crescimento da bela missão realizada pelo padre Bruno, como descreve Dom Alberto:  “A gente não faz um corte. Todo trabalho inteligente de igreja é um trabalho de continuidade, de aprofundamento, de crescimento e é assim que eu enxergo essa posse do novo pároco que a gente traz aqui hoje desejando que ele e o povo se entendam bem. Ele é um padre de bom espírito, de boa disposição então ele vai fazer muito bem a esse povo aqui”, finaliza.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade