DATA DE PUBLICAÇÃO: 01/07/2020
- Diminuir + Aumentar

Festividade em honra a Santa Maria Goretti segue com programação até o dia 6

Foto: Reprodução Facebook.
 
A Paróquia Santa Maria Goretti, localizada no bairro do Guamá, em Belém, está em festividade para homenagear sua padroeira com o tema “Maria Goretti, prelúdio do céu” e o lema “Lá do céu, rogarei pelo seu arrependimento” no período de 30 de junho a 6 de julho deste ano.
 
A programação festiva de 2020 será diferente devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) que ocorre no Brasil e no mundo. As celebrações da festividade também são realizadas seguindo as orientações das autoridades de saúde e respeitando o Protocolo da Arquidiocese de Belém. As atividades também serão transmitidas online pela página da paróquia no Facebook.
 
O tema deste ano “Maria Goretti, prelúdio do céu” foi escolhido a partir do entendimento que os paroquianos possuem por sua padroeira, como detalha uma publicação na página da paróquia: “No cartaz é ressaltado o entendimento que o paroquiano tem por sua padroeira. Santa Maria Goretti é verdadeiro prelúdio do céu, à proporção que encontramos nela sua pequenez e seu amor incondicional para com a Santíssima Trindade e a Igreja. Ela direciona as portas para conhecer o céu no instante em que desejamos conhecer a história dela e buscamos a vida dos justos, dos santos, como ela buscou. Como intercessora de cada fiel, Maria Goretti atrai não para si, mas para Jesus. Desse modo, o prelúdio do céu, quer dizer a etapa inicial que o paroquiano identifica na padroeira, quando ela mostra a Jesus e, somente, a Ele. Assim, o cartaz retoma o ‘perdoar a quem faz mal’, pois é próprio de quem ama a Deus e ao próximo e, também, é virtude de Maria Goretti; o céu sempre foi seu desejo”.
 
E o lema “Lá do céu, rogarei pelo seu arrependimento” são as palavras proferidas por Santa maria Goretti horas antes de partir, no seu leito, para o seu agressor Alexandre. “Revela-nos quão madura em sua fé era a jovem, deixando-nos seu exemplo de santidade e perdão sem medidas até o momento de sua partida. Com a frase: ‘Lá do céu, rogarei pelo seu arrependimento’, Santa Maria Goretti nos ensina a rezar e a não desistir de uma vida que busque santidade e conversão a si e ao próximo”, descreve a publicação.
 
O cartaz da festividade 2020 representa os 37 anos de existência de fé que transpira a paróquia. E os elementos apresentados são para expressar a intercessão da padroeira pelo povo junto a Deus Pai. “
Neste ano, a Mártir Maria Goretti nos pode ensinar a correr ao encontro de Cristo, a não temer o mal e conturbações que impedem de se aproximar do seu Reino. Com Maria Goretti pode se dar um passo para chegar até Cristo, para isso, observa-se a imagem do céu, que é remota de uma Santa como porta de santidade a ser seguida”.
 
O cartaz da festa de Santa Maria Goretti é composto por quatro tópicos: o tema dos fetejos, o lema, seu oratório e a Imagem da Santa.Na descrição da publicação na página no Facebook encontramos o detalhamento dos tópicos.
 
O oratório é uma parte fundamental no cartaz, pois destaca a dignidade da Virgem. “Em mais um local de veneração, desde 2019, a beleza singela do interior ao exterior é enxergada aos olhos do paroquiano que a vê. Através do vidro, encontramos a Santa que escuta os pedidos e os leva ao Pai, como uma guia. Torna-se, uma guia de oração e caminho a Jesus, para o fiel que coloca as mãos sobre esse vidro. Seu nome agora é destacado em dourado no próprio oratório desse cartaz; o nome é a identidade reconhecida da Virgem e Mártir dos paroquianos do Guamá”.
 
Outro tópico da peça é a nova imagem de Santa Maria Goretti, como está descrita: “A Santa: a nova imagem de Santa Maria Goretti, como novidade do cartaz, traz a mártir com sua veste branca sobressalente, é o símbolo de virgindade a ser lembrado, trata-se de sua importante característica juvenil para os tempos contemporâneos, sempre reacende uma chama no coração, chama de anseio do paraíso, de estar com Deus. Vale lembrar que, após sua morte, o exemplo de Maria Goretti marcou a vida de Alexandre, ele mesmo quis imitar sua vontade de querer estar na presença de Nosso Senhor e se converteu”.
 
Por fim, a publicação explica a presença da palmeira nas mãos da padroeira. “Já, a palmeira segurada pelas mãos cruzadas, indica a vitória dos mártires, Maria Goretti está na paz com a milícia dos santos, pois morreu por amor a Cristo, adentrando ao céu! Por isso, a veste vermelha ainda está presente, como sinal desse amor e do martírio que supera todo o mal, abrindo a porta da felicidade eterna, almejada pela Santa, desde sempre”.
 
Durante a festividade as novenas em honra a padroeira serão realizadas às 18h seguida de Adoração ao Santíssimo Sacramento. E as celebrações eucarísticas iniciam às 19h com a presidência de padres convidados da Arquidiocese de Belém. Todos esses momentos serão transmitidos pelas redes sociais da Paróquia.
 
Nesta quarta-feira, 1º de julho, a Santa Missa será presidida por Dom Antônio de Assis, Bispo Auxiliar de Belém, às 19h, com transmissão online. No dia 2 de julho, o cônego Vladian Alves, pároco da paróquia Santíssima Trindade, será o presidente da celebração. 
 
Ainda na programação da festa, no dia 4 (sábado) será realizada a ordenação diaconal de Gabriel Marruaz em Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, às 19h.
 
No domingo, dia 5 de julho, Dom Alberto Taveira Corrêa preside celebração às 19h. E no dia 6 de julho (segunda-feira) e data dedicada a Santa Maria Goretti, o padre Moises Matos, pároco em Santa Maria Goretti, será o presidente da celebração.
 
Serviço:
 
Festividade Santa Maria Goretti
Período: 30 de junho a 6 de julho 
Local: transmissão pela página da paróquia no Facebook.
 
 

Outras notícias
2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade