Histórico FNC

A FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos. Foi criada no dia 14 de dezembro de 1993 pelo então Arcebispo de Belém, Dom Vicente Joaquim Zico, com a denominação de FUNDAÇÃO RÁDIO NAZARÉ. O nome foi escolhido em virtude de a Rádio ser o único veículo de comunicação pertencente à instituição na época.

A proposta de um meio de comunicação surgiu quando Dom Vicente gravava um programa para uma emissora de Belém em um estúdio improvisado no Seminário São Pio X, em Ananindeua. Com uma boa audiência, o programa despertou elogios que se converteram em conselhos ousados para fundar uma rádio evangelizadora na Amazônia.

Em maio de 1995 foi concedida a permissão para que a fundação pudesse prestar serviços de radiodifusão por meio da RÁDIO NAZARÉ FM. Um ano depois, a emissora foi inaugurada.

O seminário arquidiocesano de Belém foi sede da fundação até junho de 1998, quando a instituição foi transferida para a Avenida Governador José Malcher, onde está localizada atualmente. A partir de então passou a ser denominada de FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO.

Em outubro de 2000, a Fundação recebeu a outorga da União para instalação de uma geradora de televisão, a TV NAZARÉ, canal 30. Em maio de 2002, a TV NAZARÉ foi inaugurada já com a proposta de expandir-se para o interior do Estado. Este sonho se fortaleceu e, aos poucos, a emissora cresceu em grande parte da AMAZÔNIA LEGAL.

No mesmo ano, mais um veículo de comunicação foi incorporado à FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO, o jornal impresso VOZ DE NAZARÉ. Dom Vicente Zico recebeu da Ordem dos Padres Barnabitas, da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, os direitos sobre o semanário no dia 2 de janeiro de 2003.

Hoje, a REDE NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO é formada por sua geradora - Canal 30, de Belém, e 78 canais primários e secundários, já outorgados e em processo de instalação. Ela exerce suas funções de educar e evangelizar os povos da Amazônia por meio dos veículos de comunicação Rádio Nazaré FM, TV Nazaré, jornal Voz de Nazaré e portal    www.fundacaonazare.com.br

Nos termos das outorgas de permissão e de concessão, a FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO presta serviços de radiodifusão de sons e imagens, como rege seu estatuto, em observação ao Código Brasileiro de Telecomunicações. Sempre com fins educativos, as programações da Rádio Nazaré FM e da TV Nazaré são voltadas aos valores familiares. Nela, o espectador tem acesso à informação, entrevistas, filmes, programas religiosos, infantis e formativos.

Como órgão da Arquidiocese de Belém, a presidência da FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO é exercida pelo Arcebispo Metropolitano - no momento, Dom Alberto Taveira Corrêa - que designa os diretores executivos da mesma, bem como os membros do conselho curador, de programação e fiscal.