DATA DE PUBLICAÇÃO: 05/10/2018
- Diminuir + Aumentar

48 horas de adoração em preparação ao Círio

Foto: Divulgação
 
A partir desta quarta-feira, dia 10 de outubro, grupos, movimentos, serviços e pastorais das paróquias da Arquidiocese de Belém se revezarão durante 48 horas em Adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia, na Capela Bom Pastor, Centro Social de Nazaré, a partir das 8h. A Missa de abertura da vigília em preparação para o Círio 2018 será presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar. As orações seguem até sexta-feira, dia 12, com benção final, às 6h.
 
A Vigília de Adoração é um dos momentos de preparação espiritual para o Círio de Nazaré, iniciado em 2001, pela Diretoria da Festa de Nazaré. A primeira edição teve 24h de duração e a partir do ano seguinte, 48h, que se mantém. Equipes dos movimentos participantes se revezarão a cada duas horas em adoração, oração e louvor, dia e noite. A adoração vai até às 6h da sexta-feira, dia 12, antes da missa de saída do traslado para Ananindeua.
 
Segundo Jorge Xerfan, diretor de evangelização, momento de espiritualidade tem como propósito pedir a intercessão pelo perfeito andamento do Círio, além do crescimento da devoção a Nossa Senhora de Nazaré e a conversão dos fiéis: “A Vigília de Adoração foi criada para que a gente adore Jesus Cristo, pedindo a Ele que ajude; que seja um Círio tranquilo; que tudo dê certo diante daquilo que se planejou; que não haja incidentes e, o mais importante, que as pessoas sejam tocadas e que o Círio seja devidamente um tempo de conversão das pessoas e, obviamente, um crescimento da devoção de Nossa Senhora de Nazaré”. 
 
Mais de duzentos grupos, pastorais e serviços da Arquidiocese de Belém foram convidados para participar da programação; um deles é a Pastoral Familiar que participa desde 2002. O momento de oração conta com uma equipe de 50 casais que dão suporte às forças vivas das paróquias presentes. A cada ano, um casal é escolhido para ser o casal coordenador da vigília. Este ano, o casal Augusto e Eliana Moura, da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, que desempenham a tarefa, entre outras, de promover a divulgação do evento e convidar os casais para formarem as equipes. 
 
Para o coordenador da vigília, Augusto Moura, ser escolhido como o casal coordenador é uma dádiva: “Fazer um trabalho desses, dentro de uma equipe tão especial e, a serviço da Igreja, a serviço do Círio de Maria, não tem palavras. É um presente especial de Maria e de Deus”. O encerramento da vigília será na sexta-feira, dia 12, às 6h, com benção e, em seguida, procissão com o Santíssimo Sacramento da na Capela Bom Pastor, no Centro Social de Nazaré, rumo à Basílica, de onde após a Santa Missa sairá a Procissão do Traslado para Ananindeua. 
 
História 
 
A Vigília de Adoração foi realizada pela primeira vez em 2001, coordenada pelo casal Ubirajara e Maria Helena Salgado, com a participação dos casais José de Ribamar e Celízia Gonçalves e Heleno e Suely Teixeira, sendo realizada em 24 horas, com abertura às 13h30, do dia 11 de outubro, pelo então Arcebispo de Belém, Dom Vicente Zico, e término no dia 12. A partir de 2002, a Vigília passou a ser feita em 48 horas de Adoração, com o término antes da saída do traslado para Ananindeua.
 



2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade