DATA DE PUBLICAÇÃO: 10/08/2018
- Diminuir + Aumentar

Dom Irineu Roman festeja aniversário natalício nesta sexta, 10

Foto: Luiz Estumano
 
Nesta sexta-feira, 10, Dom Irineu Roman, o sexto bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, festeja com muita alegria o dom da vida, aos 60 anos. No dia, às 6h30, presidirá Santa Missa em Ação de Graças na Residência Episcopal, concelebrada por Dom Alberto Taveira e Dom Antônio de Assis Ribeiro, presentes as religiosas que atuam na residência episcopal e seus habituais frequentadores.
 
Neste dia 10, além de celebrar missa na Residência Episcopal, Dom Irineu preside missa, às 9h, no Abrigo João Paulo II, em Marituba. À tarde, às 18h, na Basílica Santuário também preside a missa na qual os candidatos ao diaconato receberão o Leitorato.  
 
Nascido em Vista Alegre do Prata (RS) em 1958, Dom Irineu no dia do seu aniversário agradece principalmente aos familiares e àqueles que estiveram nesta caminhada: “quero dar graças a Deus pelo dom da vida e por todas as pessoas que me acompanharam ao longo dessa história. Em especial agradeço aos meus pais Marcelino e Idolvina (in memoriam) e a todos aqueles que caminharam comigo ao longo desses 60 anos de existência neste mundo.”
 
Sobre a nova idade, considerada por muitos e pelo próprio como a melhor idade, Dom Irineu define que ela traz consigo uma bagagem carregada de muitas experiências, conhecimentos e sabedoria durante seu ministério: “Creio ser essa a melhor idade para um ministério realizado com fervor, fidelidade e amor à Igreja. Faço com muito amor e para o bem das pessoas. Servir a Deus e à Igreja no contato diário com as pessoas das diferentes realidades, culturas, cuidar do povo de Deus, de modo particular dos que mais precisam da atenção, da misericórdia, do amor, do anúncio da Palavra de Deus. É a maior realização de quem serve na Igreja. Por isso sou feliz no meu ministério.” 
 
Dom Irineu aproveita a ocasião e dirige-se ao povo de Deus para viver bem a vida: “valorize cada momento de sua vida, dando o melhor de si para o bem dos seus irmãos e irmãs. Ame a Deus e a seu próximo como a si mesmo. Trabalhe para a edificação do bem em todas as suas dimensões no trato com os semelhantes. Nunca se deixe levar pelo negativismo, pelo espírito do mal, principalmente em relação aos seus irmãos. Deus enviou seu Filho Jesus Cristo ao mundo para nos salvar a todos. Não julgue os outros, ajude-os a crescer na fé e no amor. Seja um instrumento de paz neste mundo”.
 
Trajetória
 
Dom Irineu iniciou sua caminha para o sacerdócio em 1976, com apenas 13 anos, no Seminário Murialdo. Fez estudos superiores em Filosofia, na Faculdade da Imaculada Conceição de Viamão e em 1979 na Universidade de Caxias do Sul, em 1980. Cursou também Teologia no Instituto Teológico do Norte do Paraná, em Londrina, e na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre de 1885 e 1987.
 
Após sua ordenação presbiteral na Paróquia São José, em Vista Alegre do Prata, pela imposição das mãos de Dom Paulo Moretto, passou pela Paróquia Santa Rita de Cássia, em Planaltina, no Distrito Federal, onde atuou como Vigário Paroquial. Em 1999 chegou a Belém assumindo a Paróquia de Santa Edwiges como pároco, até 2013. 
 
Em 2014, depois de 23 anos como presbítero, foi nomeado bispo e ordenado em 8 de janeiro, em sua terra natal, pela imposição dos bispos Dom Alberto Taveira, Dom Alessandro Carmelo Ruffinoni e Dom Celmo Lazzari. Tomou posse como bispo auxiliar na Arquidiocese de Belém do Pará no dia 6 de abril de 2014.
 
 
 
 
 



2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade