DATA DE PUBLICAÇÃO: 22/08/2019
- Diminuir + Aumentar

Arquidiocese realiza a festividade da padroeira Santa Maria de Belém

Fotos: Divulgação.
 
Nos 300 anos de criação da Diocese de Belém do Pará, consagrada a Santa Maria de Belém, a Catedral Metropolitana promove a partir desta sexta-feira, 23, a festividade em honra da padroeira da capital e Arquidiocese com ampla programação. Este ano as atividades serão orientadas pelo tema “Maria de Belém, estrela da evangelização” em alusão a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” (Alegria do Evangelho, em Português).

Para o Cônego Roberto Cavalli Junior, Cura da Sé, mais uma vez os paroquianos são convidados a viver com alegria o festejo em honra da padroeira: “É um momento de graça para quem participa, pois ela nos concede a oportunidade de celebrarmos a nossa fé, por isso em nossa programação temos vários eventos, terços marianos, novenas, santas missas, procissões e nossas noites culturais. Todos eles devem nos ajudar a colocar em prática nossa fé, nossa fraternidade e nossa comunhão”.

A temática, Cônego Roberto explica, reforça o que propõe o Papa Francisco de que Maria é mulher de fé, que vive e caminha na fé, por isso sua excepcional peregrinação de fé constitui sempre um ponto de referência para toda a Igreja: “O Santo Padre nos lembra também que nesta peregrinação evangelizadora não faltam as fases de aridez, de ocultação e até de certo cansaço, como as que viveu Maria nos anos em Nazaré enquanto Jesus crescia”.

Por fim conclui: “é nela que devemos nos inspirar e seguir firme na missão de anunciar seu Filho Jesus Cristo. Portanto supliquemos o auxilio constante da Virgem de Belém para que nunca deixe faltar o paráclito que dá vida e faz crescer a missão da Igreja”.

Programação

Na sexta-feira, 23, a partir das 20h, no Salão dos Pontificais, abertura da festividade de Santa Maria de Belém com jantar e música ao vivo. No domingo, 25, concentração em frente a Catedral, às 8h, Carreata de Santa Maria de Belém. Ainda no domingo, às 18h, bênção e abertura do arraial seguido de Santo Terço, celebração eucarística. A atração da noite será a banda Warilou.

De 26 a 31 a programação seguirá um mesmo formato: Terço às 18h, Novenário Solene às 18h30 e Santa Missa às 19h, com um bispo convidado como celebrante. No dia 1º de setembro, festa litúrgica de Santa Maria de Belém, haverá missa solene às 7h e 9h. No período vespertino, às 17h, II Vésperas Solene – Te Deum, com o Cabido Metropolitano e, às 18h, Pontifical Solene com presidência de Dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano. Após o ato litúrgico, procissão luminosa.
 



2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade