DATA DE PUBLICAÇÃO: 23/05/2019
- Diminuir + Aumentar

Arquidiocese de Belém prossegue com programação nas regiões episcopais

Foto: Divulgação.
 

Por ocasião do Jubileu de 300 anos da Diocese de Belém, a Arquidiocese Metropolitana promove, de 27 de maio, próxima segunda-feira, até 2 de junho, domingo, a Visita Pastoral Missionária na Região Episcopal São Vicente de Paulo. Na programação, coordenada por Dom Irineu Roman, um dos bispos auxiliares, haverá jornada eucarística, procissões, visita a hospitais, escolas e casas penais com presença dos bispos e do vigário episcopal.


Dentro da programação dos 300 anos da Diocese de Belém, as semanas missionárias constam de ações que proporcionam um “melhor servir na missão evangelizadora e orientar nas atividades pastorais e administrativas da Igreja”. Elas também servirão de subsídio para o Sínodo da Arquidiocese que será realizado no próximo ano.


Na semana missionária da Região Episcopal São Vicente de Paulo foram organizados momentos preparativos. De 14 a 18 de maio, nos três setores da Região, houve formação a partir dos documentos Evangeli Nutiandi, Ecclesiam Suam e Evangeli Gaudium. O objetivo, segundo explica cônego Sílvio Trindade, vigário episcopal, era o de preparar os missionários para as visitas que serão realizadas: “as formações ministradas pelo padre José Maria Ribeiro trouxeram dicas aos agentes de como portar-se, como abordar pessoas e também de tirar algumas dúvidas”.


A proposta da visita pastoral missionária, para Cônego Sílvio, vem contribuir para o trabalho que já é realizado na região: “Em 9 das 16 paróquias da região já realizamos a missão de porta em porta. Na celebração dos 300 anos da Igreja de Belém, a Semana Pastoral Missionária trata-se de um evento de grande porte que servirá de estímulo para essas outras paróquias, resultando, com isso, em vários frutos”.  

Região São Vicente de Paulo


A Região São Vicente de Paulo tem como vigário episcopal o cônego Silvio da Silva Trindade e mais 29 Sacerdotes, conta com 16 Paróquias: Cristo Peregrino, Cristo Rei, Divino Espírito Santo, Santa Maria Mãe de Deus, Santa Paula Frassinetti, Mistério da Transfiguração do Senhor, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora do Amparo ,Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha do Menino Jesus(Águas Lindas), Santíssimo Redentor,Santo André Apóstolo,Santo Inácio de Loyola, São José Operário,São Lucas Evangelista, São Vicente de Paulo e 104 comunidades (igrejas pertencentes aos territórios paroquiais).

 

Programa da Semana Missionária

Na segunda, 27, a Semana Missionária tem início com celebração eucarística na Matriz de Cristo Rei, às 19h, presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, um dos bispos auxiliares de Belém. Na terça, a partir das 19h, haverá Santa Missa e novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em todas as Paróquias evidenciando a dimensão mariana da Igreja de Belém na Região São Vicente de Paulo. Neste dia, o arcebispo metropolitano, Dom Alberto, presidirá em Santo Inácio de Loyola, Dom Antônio em Divino Espírito Santo e, por fim, Dom Irineu Roman na Matriz do Santíssimo Redentor.


Dia 29, das 15 às 18h30, os três bispos de Belém participam do encontro com membros dos conselhos paroquiais de pastoral (CPPs), dos conselhos paroquiais de assuntos econômicos (COPAEs), além dos secretários paroquiais e contadores. O encontro terá como articuladores os padres José Maria, Nilton Reis, Edivaldo Amaral e Amadeu Linhares Neto. À noite, às 19h, os três bispos presidem celebração eucarística na Matriz de Santa Rita de Cássia.


Na quinta-feira, 30, haverá Jornada Eucarística com abertura a partir das 7h em todas as paróquias. A jornada constará de exposição e Adoração ao Santíssimo Sacramento durante o dia e o atendimento das confissões por todos os padres da região em suas respectivas paróquias. À noite, reunião geral do presbitério da arquidiocese, na Matriz de São Vicente de Paulo. Neste dia, Dom Irineu preside Santa Missa na Matriz de São Lucas Evangelista.  


A sexta-feira, 31, dia da unidade, constará inicialmente de reunião com a presença dos bispos, padres e religiosos, com articulação dos padres Tadeu, Ivan Conceição e do cônego Sílvio Trindade. À tarde, 17h, procissão com todas as paróquias da Região São Vicente de Paulo e os setores de Pastoral. A concentração será na Matriz da Paróquia Santa Paula Frassinetti e o trajeto a ser percorrido tem final na Matriz de São Vicente de Paulo. À chegada, prevista para as 19h, celebração eucarística da unidade presidida pelos três bispos.


No sábado, 1º de junho, haverá Jornada Missionária com abertura às 8h em todas as paróquias da região. Após a abertura, serão realizadas visitas missionárias em áreas escolhidas nos territórios paroquiais com todos os representantes das forças vivas pastorais: Comunidade Perpétuo Socorro no Setor 1, Comunidade Santo Agostinho, no Setor 2, e, no Setor 3, o bairro da Helderlândia.


Ao meio-dia, Missa e almoço com os missionários na Matriz de Santa Maria Mãe de Deus, com Dom Antônio de Assis Ribeiro. Ainda no sábado, às 19h, Missa Matriz do Mistério da Transfiguração do Senhor com presença de paroquianos de Santo Inácio de Loyola, São Vicente de Paulo, Santíssimo Redentor e Santa Maria Mãe de Deus. Dom Alberto preside a Eucaristia.


O encerramento da programação, domingo, 2, será de acordo com cada uma das paróquia da Região de São Vicente. Os bispos irão presidir celebrações, todas às 19h, em alguma dessas paróquias: Dom Alberto na Matriz de Santo André Apóstolo; Dom Irineu em Cristo Peregrino; e Dom Antônio em Nossa Senhora de Guadalupe.

 



2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade