DATA DE PUBLICAÇÃO: 16/11/2018
- Diminuir + Aumentar

Catedral Metropolitana promove XX Mostra de Corais Santa Cecília

 
 
Com a participação de mais de 22 corais, a Catedral Metropolitana juntamente com sua Schola Cantorum promovem nos dias 20 e 22 deste mês, terça e quinta-feira, a XX Mostra de Corais “Santa Cecília”, único encontro musical do gênero sacro realizado no Estado que este ano traz o tema “Cecília: o louvor agradável a Deus”. O evento será realizado no Conservatório Carlos Gomes e na Catedral Metropolitana.
 
A Mostra é um encontro musical que teve início em 1999 com o Cônego José Gonçalo Vieira que, à época, Cura da Sé de Belém. O encontro é dedicado à Santa Cecília, padroeira dos músicos e objetiva divulgar o belo Canto Sacro, congregando corais de diferentes formações e experiências musicais diferenciadas, mas que estruturam suas atividades nessa modalidade e utilizam a linguagem musical como expressão de louvor a Deus. 
 
Este ano a mostra, será realizada na Sala Étore Bósio, do Instituto Estadual Carlos Gomes, com mais de 22 corais participand. O tema deste ano evidencia o papel significativo e simbólico com o qual Santa Cecília deixa sua marca na vida da Igreja nascente e que repercute até os dias atuais como sinal de entrega e amor profundos de louvor ao Senhor e Deus. 
 
No dia 20, terça, a programação inicia às 19h, na sala Étore Bósio do Conservatório Carlos Gomes, situado na Avenida Gentil Bittencourt, 977, entre Quintino e Generalíssimo, em Nazaré. No dia 22, às 18h, haverá missa em honra a Santa Cecília, seguida da apresentação musical. Para os dois dias a entrada será franca.
 
Para o regente Eduardo Nascimento, da Schola Cantorum, a perspectiva é de que, nestes 20 anos de evento, a música sacra seja ainda mais divulgada: “expectativa é que juntemos o trabalho musical de 16 regentes atuantes em nossa cidade,  mais de 400 cantores praticantes desta arte musical envolvendo crianças, adolescentes, adultos e terceira idade e 10 instrumentistas em dois dias muito especiais onde praticaremos e ouviremos muita musica, com uma troca de aprendizagem e de experiências para que possamos deixar para as gerações de novos regentes e cantores que estão iniciando suas práticas e modelos bem sólidos desta pratica”.
 
Santa Cecília
 
Santa Cecília é uma santa cristã, padroeira dos músicos e da música sacra, pois consta que ao morrer ela teria cantado a Deus. Não se tem muitas informações sobre a sua vida. É provável que tenha sido martirizada entre 176 e 180, sob o império de Marco Aurélio. Escavações arqueológicas não deixam dúvidas sobre sua existência, mas sua história só foi registrada no século V, na narrativa Paixão de Santa Cecília. É a santa da Igreja Católica que mais tem basílicas em Roma e uma das mais veneradas da Idade Média, além de ser a primeira encontrada com corpo incorrupto, no ano de 1599, mesmo depois de tantos séculos.
 
Schola Cantorum 
 
A Schola Cantorum da Catedral de Belém foi fundada no dia 06 de maio do ano de 1735, sendo o primeiro estabelecimento de ensino musical do Pará. Note-se que os estabelecimentos mais conhecidos hoje são posteriores, como o Conservatório Carlos Gomes e outros.
A Schola Cantorum da Catedral de Belém ficou emudecida durante várias décadas. No ano de 1985 foi reorganizada pelo ex-Cura da Sé, Monsenhor Nelson Soares, mais precisamente no dia 23 de março daquele ano.
 
Atualmente é composta por mais de 60 integrantes, todos voluntários, sob a regência do maestro Eduardo Nascimento e acompanhada pelo pianista Paulo José Campos de Melo. Participa de muitos eventos culturais e religiosos da cidade, além de promover a 20 anos esta Mostra de Corais dedicada a Santa Cecília, toda com repertório sacro, sendo a única do Estado do Pará.
 



2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade