DATA DE PUBLICAÇÃO: 14/03/2019
- Diminuir + Aumentar

Dom Irineu completa cinco anos de ordenação episcopal

Foto: Luiz Estumano.
 
 Nesta terça-feira, 19, dia da festa litúrgica de São José, Dom Irineu Roman, um dos bispos auxiliares da Arquidiocese de Belém, completa cinco anos de sua ordenação episcopal. Pela ocasião do aniversário, Dom Irineu presidirá duas missas solenes nas paróquias de São José de Queluz, em Canudos, e São José, no Umarizal.  
 
Dom Irineu Roman, natural de Vista Alegre do Prata, interior do Rio Grande do Sul, teve sua ordenação episcopal na cidade natal com presidência de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, e co-presidentes, Dom Alessandro Ruffinoni, Bispo de Caxias do Sul,  e Dom Celmo Lazzari, bispo dos Josefinos de Murialdo, mesma congregação que  Dom Irineu.
 
Para o seu lema, escolheu o texto “Vim para servir”, como sinal de sua disposição no exercício do ministério episcopal: “O nosso ministério é um serviço à Igreja, um serviço aos necessitados, aos pobres, à missão da Igreja, à evangelização. Penso que é um servir diferente, que não é um servir tendo em vista a si mesmo, é um serviço a Deus, é um servir ao próximo. Ser bispo é fazer caridade, é levar a evangelização às pessoas. Por isso que eu escolhi “Vim para servir” como lema.”
 
Até o dia de sua ordenação, Dom Irineu teve uma grande caminhada na Arquidiocese de Belém, iniciada em 15 de julho de 1999, quando ainda sacerdote ordenado, tomou na Paróquia Santa Edwiges em 17 de outubro do mesmo ano. Também em Belém exerceu atividades de Vice- Diretor, Ecônomo e Diretor da Comunidade Religiosa dos Josefinos de Murialdo. Atuou, ainda, no cargo de membro do Conselho Presbiteral e Vigário Episcopal da Região São João Batista, além de participar de forma permanente de cursos, espiritualidades, retiros mensais e anuais. 
 
Atualmente é Bispo Referencial da Pastoral do Turismo e Membro da Comissão da Juventude na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Secretário do Regional da CNBB Norte II e coordena a Pastoral das Ilhas na Arquidiocese.
 
Na Fundação Nazaré de Comunicação (FNC), Dom Irineu, juntamente com a Pastoral das Ilhas e a Comunidade Mar a Dentro, apresenta o programa “Entre Nós”, direcionado à população das ilhas de Belém e, também, coapresenta o Programa “A voz do Pastor”, ambos na Rádio Nazaré FM. Na Rede Nazaré de Televisão, o bispo auxiliar apresenta dois programas, o “Comunidade Viva” que relata o cotidiano de pastorais, paróquias e eventos arquidiocesanos e o “Em Família” que visita benfeitores da Família Nazaré, programa que subsidia a FNC.
 
Como dito, a data de ordenação será marcada com celebrações eucarísticas. A primeira, às 7h, na Matriz de São José de Queluz, em Canudos, e a segunda, no Umarizal, na Matriz de São José, ambas em festividade. Seu aniversário, de acordo com o próprio, é momento de alegria e agradecimento pelas bênçãos recebidas nesses cinco anos de ordenação episcopal: “eu agradeço a Deus pelo dom de poder servir a Igreja.”
 



2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade