- Diminuir + Aumentar

José Ramos

  REALIZAÇÃO DE UM GRANDE SONHO

Expresso meus cumprimentos ao Regional Norte II, da CNBB, em especial a D. Bernardo Bahlmann, OFM, bispo de Óbidos, pela concretização do velho sonho da nossa Igreja. Possuir um “Barco- Hospital” para atendimento médico e espiritual, para as desamparadas populações ribeirinhas.

É com grande satisfação que escrevo estas linhas, aos 92 anos de idade, vendo este sonho concretizar-se, graças ao trabalho dos Bispos do Regional e de abnegados colaboradores.

Aproveito a oportunidade da inauguração do “Barco-Hospital PAPA FRANCISCO” para revelar um sonho que meu irmão Dom Alberto Ramos não conseguiu realizar. Sonho que data do tempo em que ele foi o 1º Arcebispo de Manaus. Na época em que tratava deste assunto para obter um pequeno barco, junto a comerciantes da capital amazonense, foi surpreendido com a sua transferência para o Arcebispado de Belém. O barco ainda não existia, mas já tinha nome. Seria “Cristoforo”(transportador de Cristo).
 
Em Belém, Dom Alberto Ramos se deparou com o problema que já era de seu conhecimento. A necessidade de um novo Seminário, em local adequado e que pudesse receber os estudantes das Dioceses e Prelazias interioranas. Conseguiu com prefeito Lopo de Castro, doação de um terreno da prefeitura de Belém, localizado no município de Ananindeua, onde foi erguido o grande Seminário São Pio X, que hoje abriga além do Seminário, o Centro de Cultura, a Faculdade Católica de Belém, o Seminário Menor, e uma Paróquia.

Insistiu muito junto à Nunciatura, por novas Dioceses, criação de novas Prelazias e promoção de algumas em Dioceses.

O “Barco-Hospilal Papa Francisco” é a grande vitória do Regional Norte II, com um projeto de garantia de sua subsistência. É motivo de Júbilo para os Católicos neste momento em que se fala tanto da Amazônia.
 

2010 fundacaonazare.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade