DATA DE PUBLICAÇÃO: 03/01/2019

São Benedito festejado em Ananindeua

Foto: Divulgação

Celebrando e homenageando São Benedito, há mais de 30 anos, a Associação da Marujada de São Benedito de Ananindeua convida a todos a participarem de mais uma festividade em homenagem ao padroeiro, no dia 13 de janeiro, no clube da Asuepa, localizado na BR 316, Km 09. A programação religiosa inicia às 9h com a Santa Missa.

Ao ritmo da marujada bragantina e com a alegria das cores vermelho e branco do glorioso São Benedito, a Associação da Marujada de São Benedito é formada por bragantinos, que mudaram da cidade de Bragança para a Região Metropolitana de Belém (na cidade de Ananindeua), tendo como presidente o Raimundo Ferreira de Souza.

Tradicionalmente, o grupo festeja há mais de 30 anos a devoção ao seu santo protetor, realizado sempre no segundo domingo de janeiro a Festividade de São Benedito, aos moldes da realizada em Bragança, celebrando a “bragantinidade”. A expectativa da organização é que neste ano são aguardadas mais de cinco mil pessoas para celebrar São Benedito.

A programação no clube Asuepa (Associação dos Servidores da Uepa), inicia às 9h da manhã com Santa Missa, logo após, às 10h é servido o café da manhã. Às 11h apresentação da Marujada de Ananindeua e Bragança que, sempre são os convidados especiais da festa.

Em seguida, às 12h30, é servido um almoço para os marujos e marujas e convidados. A partir de 16h, será realizada a procissão de São Benedito percorrendo a BR 316, com os devotos levando duas imagens de São Benedito recebendo homenagens de fiéis e devotos do santo e, às 22h ocorre uma queima de fogos marcando o encerramento da festividade.

Além da devoção, a festividade em Ananindeua, foi criada por dona Amélia Sulamita Santana dos Santos, bragantina descendente de escravos, que sofria de deficiência visual e prometeu que se ficasse boa da visão criaria a festa. Com a graça alcançada em 1985, Sulamita, hoje com mais de 80 anos, comandou as festividades durante cinco anos com ajuda de Raimundo Ferreira, o presidente da Associação.

Origem da Marujada

A marujada virou um folguedo típico das regiões Norte e Nordeste brasileiro, considerada uma das mais importantes representações religiosa e cultural popular, em homenagem a São Benedito, derivada do fandango de Portugal, que comemora as conquistas na era dos descobrimentos marítimos onde retratavam também, a difícil vida dos marinheiros em mar.

Ganhou força no Brasil quando os senhores brancos atenderam ao pedido dos escravos para criarem a Irmandade de São Benedito, na cidade de Bragança. Em agradecimento, eles realizaram uma grande festa, que se repete desde 1798.